Casa e decoração

Conheça cinco truques para aumentar a vida útil de sua geladeira

Thinkstock
Estudos apontam que o eletro dura entre dez a 16 anos, se bem cuidado Imagem: Thinkstock

16/06/2015 10h02

Qual é a vida útil de uma geladeira? Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre dez e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar. Conheça alguns truques para tirar o máximo de proveito de seu refrigerador.

1. Temperatura

Qual deve ser a temperatura interna de uma geladeira? O ideal é algo entre quatro e cinco graus Celsius. Especialistas recomendam não confiar no botão de regulagem de temperatura: compre um termostato e instale-o dentro do refrigerador. Outra dica é nunca guardar alimentos quentes, pois eles reduzem a quantidade de ar frio no interior do aparelho. Além disso, deixe espaço entre os alimentos e as paredes da geladeira para que o ar possa circular livremente.

2. Portas

Thinkstock
Nunca coloque alimentos quentes dentro da geladeira e economize energia Imagem: Thinkstock

Um erro que muitas pessoas cometem é deixar a porta da geladeira aberta enquanto decidem o que vão cozinhar. Segundo estimativas do Ministério da Indústria da Espanha, o hábito provoca uma perda de ar frio no interior dos refrigeradores de até 7%. Portanto, a dica é sempre pensar sobre o que se irá beber ou comer antes de abrir a porta da geladeira. Pode parecer um pouco entediante, mas isso vai ajudar a mantê-las em boas condições.

Outra dica é sempre manter as portas do refrigerador limpas. Se a borracha de vedação não estiver adequada, o ar frio vai vazar, o que causará desperdício de energia e fazer com que o aparelho "trabalhe" mais do que o necessário. A primeira coisa, dizem os especialistas, é verificar se a borracha não está suja. É recomendável limpá-la duas vezes por ano e a limpeza pode ser feita com escova de dentes e creme dental. Ao final do processo, esfregue a área com um pano limpo.

3. Localização

Thinkstock
Coloque um prato com bicarbonato de sódio para absorver odores indesejáveis Imagem: Thinkstock

Para que a geladeira refrigere bem, especialistas aconselham colocá-la a cerca de uma distância mínima de 15 centímetros da parede. Além disso, o refrigerador tende a não funcionar bem se o condensador (a serpentina externa que fica atrás do aparelho) estiver sujo com poeira. É recomendável limpá-lo duas vezes por ano. Para fazer isso, afaste a geladeira da parede, tire-a da tomada e passe um aspirador no local.

Outra dica é garantir que o refrigerador esteja nivelado. Caso contrário, a porta não fechará bem, os motores serão prejudicados e poderá haver condensação no interior do aparelho.

4. Interior

As geladeiras precisam ter algo dentro delas para manter as temperaturas baixas e funcionar adequadamente. Se você costuma usar pouco o refrigerador, a dica é deixar uma jarra de água no interior do aparelho.

Outra dica é manter a geladeira sempre limpa por dentro. O primeiro passo é tirá-la da tomada. O segundo é esvaziá-la por completo. Aproveite o momento para descartar produtos que de tanto tempo ali dentro já passaram da validade.

Thinkstock
Limpar bem (e regularmente) o interior da geladeira aumenta a vida útil do aparelho Imagem: Thinkstock

Em seguida, retire as gavetas e as divisórias e lave-as com água quente e sabão. Você pode usar um produto especial para limpeza de geladeiras. Certifique-se de que ele não seja abrasivo. Caso contrário, seu refrigerador poderá ficar danificado.

Se você preferir usar produtos naturais, especialistas aconselham recorrer a uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna ou vinagre misturado com água para limpar corretamente o interior do aparelho. Nesse caso, aconselha-se adicionar algumas gotas de limão à mistura para remover o cheiro forte do vinagre. Outra dica é deixar um prato com bicarbonato de sódio dentro da geladeira, o que ajuda a absorver odores ruins.

5. Gelo

Thinkstock
Quanto mais bem cuidada, mais tempo sua geladeira vai durar Imagem: Thinkstock

Se as paredes do refrigerador tiverem mais de meio centímetro de gelo, é hora de descongelá-lo. Caso o procedimento não seja feito, o motor ficará sobrecarregado e sua geladeira gastará mais energia. Alguns refrigeradores atuais são "frost free", ou seja, não precisam descongelar. Por outro lado, tendem a gastar mais energia. Seja paciente: Não use facas para tirar o gelo das paredes, pois isso pode danificar o aparelho.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
BBC
do UOL
Casa e Decoração
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
Topo