Casa e decoração

5 plantas que a Nasa recomenda para purificar o ar da sua casa

Thinkstock
As plantas se encarregam de filtrar poluentes do ar tais como benzeno e amoníaco Imagem: Thinkstock

Da BBC Mundo

30/11/2015 14h04

Além de deixarem o ambiente de qualquer casa mais alegre, as plantas são boas para filtrar o ar do local. Mas nem todas cumprem essa tarefa com a mesma eficácia.

Em 1989, a Nasa fez um estudo para determinar quais as mais indicadas para cumprir essa missão em um ambiente fechado. A pesquisa levou em consideração vários poluentes do ar, além das características das plantas e da facilidade de obtê-las.

Os poluentes mais comuns que as plantas se encarregam de filtrar são: benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaleído.

A BBC Mundo entrou em contato com o autor do estudo, Bill Wolverton, que hoje dirige a ONG Wolverton Environmental Services, para ver se as recomendações da época continuam valendo. O pesquisador resumiu a lista e recomendou as cinco melhores espécies para limpar o ar de uma casa. E também sugeriu “ter variedade, já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar”. Veja a seguir a seleção feita por Wolverton.

Plantas purificadoras

Zoo Fari
Imagem: Zoo Fari
Jibóia (Epipremnum aureum)

Uma planta folhosa bem popular e fácil de ser obtida. É muito resistente e não requer grandes cuidados, por isso, é bastante utilizada em escritórios, comércio e outros locais públicos. Se adapta facilmente a temperaturas entre 17ºC e 30ºC, e só é preciso regá-la quando a terra estiver seca. É eficaz na absorção de formaleído, xileno e benzeno.

Imagem: Thinkstock
Lírio da paz (Spathiphyllum)

É uma planta que sobrevive com pouca luz e pouca água. A espécie cresce em temperaturas superiores a 18ºC e é bastante longeva. A recomendação é mantê-la longe de correntes de ar. A planta absorve os cinco contaminantes de ar analisados pela Nasa.

Palmeira-dama (Raphis excels)

Também conhecida como palmeira-ráfis, a espécie é originária da Ásia e pode chegar a até três metros de altura. Seu cultivo é melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta. De acordo com a agência espacial americana, a planta se encarrega de eliminar do ar o formaleído, xileno e amoníaco.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

De origem africana, é bastante utilizada na decoração de interiores até por ter a vantagem de sobreviver bem em condições desfavoráveis. Pode aguentar temperaturas bem altas (até 40ºC) e bem baixas (-5ºC), se esses extremos ocorrerem de maneira esporádica. É boa para eliminar benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno.

Thinstock
Imagem: Thinstock
Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

É muito resistente e como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a umidade do ar. Em poucos anos, a espécie pode crescer muito rápido. É eficiente na eliminação do benzeno, xileno e toluene e também age contra o formaleído e o tricloroetileno.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}