Topo

Seis coisas úteis e inusitadas que você pode fazer com um ferro de passar

Não apenas para alisar roupas: o ferro de passar tem outras utilidades inusitadas - Getty Images
Não apenas para alisar roupas: o ferro de passar tem outras utilidades inusitadas Imagem: Getty Images

Yolanda Valery

BBC Mundo

03/07/2016 17h20

É plano, irradia uma boa quantidade de calor e é portátil: o bom e velho ferro de passar pode ter utilidades que vão muito além de tornar uma camisa mais apresentável. A BBC Mundo consultou sites de "faça você mesmo" para verificar alguns dos usos alternativos desta ferramenta que todo mundo tem em casa (mas nem todos utilizam). Veja abaixo algumas dicas inusitadas para aproveitar melhor esse eletrodoméstico.

1. Consertar pequenas rachaduras em móveis e pisos de madeira

Coloque uma toalha de papel úmida sobre a rachadura e passe o ferro quente com movimentos circulares e lentos durante alguns minutos. Levante o papel e verifique o efeito. Repita a operação até obter um bom resultado.

O ferro também serve para fazer pequenos reparos em certos tipos pisos laminados. Se alguma ponta do revestimento levantar pela ação do tempo e o desgaste, você pode aplicar um pouco de cola, cobrir o piso com um papel e passar o ferro em temperatura média, segundo o site "WonderHowTo".

2. Retirar a cera derretida da mesa (ou da toalha de mesa)

Deixe a cera secar totalmente. Raspe o máximo que puder sem danificar o móvel ou a toalha. Em seguida, coloque uma toalha de papel e use o ferro de passar suavemente, com temperatura baixa e sempre verificando a taxa de remoção da cera. Ela deverá grudar no papel.

3. Tirar marcas de calor deixadas por xícaras nos móveis

Se você deixou uma xícara quente em cima de um móvel de madeira, provavelmente, vai ver uma mancha de calor quando levantar o utensílio. O ferro de passar pode ajudar a acabar com o problema: use um pano fino e coloque o ferro a vapor em temperatura média e aplique uma pressão suave por poucos segundos. Repita se for necessário.

4. Fazer um sanduíche com o ferro de passar

Esta parece ser uma dica de algum estudante que mora em república: embrulhe o sanduíche em papel alumínio e o coloque em uma superfície resistente ao calor (como uma tábua de passar). Passe o sanduíche embrulhado por um período entre cinco e dez minutos. Vire o sanduíche e repita. O site "WonderHowTo" recomenda usar esta mesma técnica para assar bacon. Mas é preciso ter cuidado e dobrar muito bem as pontas do papel alumínio para evitar um desastre gorduroso na mesa de passar roupas.

5. Tirar o papel de parede

Para remover o papel de parede, pode ser necessário mais técnica e paciência: o site "Ehow" sugere usar o ferro de passar na função vapor, de dez a 15 segundos, diretamente sobre o papel (que já deve estar perfurado), desde a área superior até o ponto que você deseja remover. O vapor deve contribuir para amolecer a cola do revestimento, o que facilita a retirada com a ajuda de uma espátula.

6. Plastificar documentos

Para isso você precisará de um envelope de plástico como os usados em lojas que plastificam documentos.

Coloque o documento no envelope e cubra-o com um pano. Segundo o site "Household Hacker", você deve colocar o ferro de passar em temperatura alta e aplique pressão forte sobre o tecido. Mova o eletrodoméstico de um lado para outro, vire o documento e repita o procedimento.