Casa e decoração

Miami Beach celebra espírito art déco de sua arquitetura

Steve Allen
Todo um distrito da cidade de Miami, nos EUA, é dominado pelo estilo arquitetônico art déco Imagem: Steve Allen

17/01/2012 16h47

Miami (EUA) - A arquitetura original de Miami Beach, uma cidade que oferece bem mais que sol e praia, protagonizou no último fim de semana o Art Déco Weekend, que comemorou seu 35º aniversário com exposições, cinema, música ao vivo, conferências e visitas guiadas.

A estética art déco se tornou quase um objeto de culto nesta cidade, que soube preservar com zelo e acerto mais de mil prédios transformando o distrito em um museu vivo e vibrante.

A responsável por estas conquistas é a Associação para a Preservação do Design de Miami (MDPL, na sigla em inglês), fundada em 1976 e considerada a mais antiga sociedade especializada em art déco do mundo.

O trabalho desenvolvido pela MDPL, que organiza há 35 anos o encontro Art Déco Weekend, foi "essencial para a revitalização e melhora de nossa grande cidade", garantiu à Agência Efe, Amanda Bush, diretora de marketing desta organização sem fins lucrativos.

Amanda destacou a importância de preservar estes "edifícios históricos" que não só transformaram Miami Beach em um lugar "verdadeiramente único", mas em um destino que atrai "gente do mundo todo".

Tropical déco

A célebre e agitada rua de Ocean Drive, em frente à praia, foi o epicentro dessa grande festa que valoriza a cultura local com uma exposição de móveis estilo art déco, um desfile de moda, conferências e outras atividades ao ar livre.

Foram exibidos clássicos do cinema negro relacionados com a cidade, como "Slattery's Hurricane" (1949), "Al Capone" (1959), com Rod Steiger no papel de "Scarface", "Lady in Cement" (1968) e "Lenny" (1974).

Esta celebração remete aos critérios particulares do art déco de Miami Beach, que usa o "imaginário local para criar o que agora é chamado de tropical déco", comentou à Efe Mark Osterman, diretor de programas educativos do museu The Wolfsonian e da Universidade Internacional de Miami (FIU).

Trata-se, explicou, de uma estética mais leve de ornamentação, com motivos florais, apelações à fauna e às linhas marinhas, que compõem o estilo turístico e litorâneo de Miami Beach.

Na sua opinião, o distrito art déco de Miami constitui uma simbiose "única" entre prédios históricos de características próprias e a "vibrante comunidade contemporânea" que vive nesses edifícios, configurando um autêntico "legado cultural".

Esta festa de três dias reuniu artistas e moradores para desfrutar da combinação de arte e diversão em um lugar marcado por diferentes períodos do art déco.

Foi na segunda fase do estilo, conhecida como "Streamline Moderne", que começou durante "a queda da bolsa em 1929" e a consequente crise econômica, que Miami passou de um estilo "menos decorativo para mais sóbrio" e absorveu "formas inspiradas" na era da máquina, explicou Osterman.

Para Amanda, esta "geometrização" arquitetônica está muito presente em alguns hotéis da cidade, com o uso de luzes neon e o predomínio da simetria, linhas em ziguezague, telhados piramidais (zigurat) e esquinas de formas curvas, assim como pisos e construções de vidro e metal.

Entre os hotéis mais emblemáticos de Miami Beach, estão aqueles que mostram o estilo da época, Park Central, Breakwater, Colony e The Marlin, os preferidos de Amanda.

Um dos objetivos desta exposição, explicou a diretora, é que as pessoas "experimentem e aprendam" a conhecer e distinguir a "arquitetura e história" que definem este estilo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
BBC
do UOL
Casa e Decoração
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo