Casa e decoração

Design e arquitetura francesas são tema de exposição com foco na sustentabilidade

Da Redação

01/12/2009 07h00

Propostas de design e arquitetura sustentável da França são o foco da exposição “Saint-Étienne, Cité Du Design”, que abre nesta terça-feira (1) no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A mostra, que já passou por Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, traz pela primeira vez ao país projetos e obras inéditas da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008. A cidade francesa é um dos principais pólos mundiais de design, ao lado de Milão.

  • Divulgação

    Um dos itens da exposição "Saint-Étienne, Cité du Design", o Relógio Citrus, de Anna Gram, Florian Dussopt e Julie Girard, é um relógio que funciona com a energia do limão

Com curadoria do arquiteto italiano Nicola Goretti e da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne, o evento integra as comemorações do ano da França no Brasil.

Apresentando trabalhos com design pensado de modo sustentável, a mostra “Saint-Étienne, Cité du Design” é dividida em três módulos independentes formando um conjunto de ideias e projetos-modelo que consideram as características sociais e econômicas da realidade para a qual estão sendo projetados, sem deixar de lado a estética e a praticidade:

Design Flight Number 10: projetos desenvolvidos por designers franceses selecionados pela Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008 que questionam os modos de vida, de criação, de pesquisa e de produção. O objetivo é divulgar as ideias que norteiam os pensamentos para potencializar a criatividade das novas gerações de profissionais e valorizar o progressivo desenvolvimento sustentável.

Mini City Eco Lab:
laboratório da minicidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Thackara, que propõe ideias inovadoras de adaptação da vida moderna dentro do conceito de sustentabilidade. A apresentação agrupa uma série de projetos em pequena escala, constituindo exemplos determinantes na transição para um mundo sustentável buscando melhorar elementos da vida cotidiana.

Cité du Design – Impressões: Fotografia e Vídeo:
contempla cinco áreas de atuação com algumas questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo da França em relação à produção industrial. O módulo também é composto por painéis com a planta legendada e a origem do projeto da Cité du Design.

Serviço
Exposição Saint-Étienne, Cité du Design
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP)
Período: De 1 de dezembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010
Horário: De terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada: Gratuita
Informações: (11) 3113-3651
 

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo