Topo

Design e arquitetura francesas são tema de exposição com foco na sustentabilidade

Da Redação

01/12/2009 07h00

Propostas de design e arquitetura sustentável da França são o foco da exposição “Saint-Étienne, Cité Du Design”, que abre nesta terça-feira (1) no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A mostra, que já passou por Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, traz pela primeira vez ao país projetos e obras inéditas da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008. A cidade francesa é um dos principais pólos mundiais de design, ao lado de Milão.

  • Divulgação

    Um dos itens da exposição "Saint-Étienne, Cité du Design", o Relógio Citrus, de Anna Gram, Florian Dussopt e Julie Girard, é um relógio que funciona com a energia do limão

Com curadoria do arquiteto italiano Nicola Goretti e da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne, o evento integra as comemorações do ano da França no Brasil.

Apresentando trabalhos com design pensado de modo sustentável, a mostra “Saint-Étienne, Cité du Design” é dividida em três módulos independentes formando um conjunto de ideias e projetos-modelo que consideram as características sociais e econômicas da realidade para a qual estão sendo projetados, sem deixar de lado a estética e a praticidade:

Design Flight Number 10: projetos desenvolvidos por designers franceses selecionados pela Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008 que questionam os modos de vida, de criação, de pesquisa e de produção. O objetivo é divulgar as ideias que norteiam os pensamentos para potencializar a criatividade das novas gerações de profissionais e valorizar o progressivo desenvolvimento sustentável.

Mini City Eco Lab:
laboratório da minicidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Thackara, que propõe ideias inovadoras de adaptação da vida moderna dentro do conceito de sustentabilidade. A apresentação agrupa uma série de projetos em pequena escala, constituindo exemplos determinantes na transição para um mundo sustentável buscando melhorar elementos da vida cotidiana.

Cité du Design – Impressões: Fotografia e Vídeo:
contempla cinco áreas de atuação com algumas questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo da França em relação à produção industrial. O módulo também é composto por painéis com a planta legendada e a origem do projeto da Cité du Design.

Serviço
Exposição Saint-Étienne, Cité du Design
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP)
Período: De 1 de dezembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010
Horário: De terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada: Gratuita
Informações: (11) 3113-3651