Topo

Presentes de Natal em embalagens inventivas

Chris Campos

Colaboração para o UOL

21/12/2009 08h07

Folhas de jornal, papel celofane ou de seda, fitas coloridas, alguns carimbos e pronto! Você já tem em mãos os “ingredientes” necessários para bolar embalagens criativas e bonitas para os seus presentes de Natal. O jornal, por exemplo, arrematado com um laço de fita e dobrado de maneira harmoniosa, rende um embrulho inusitado e que “faz vista”, como já dizia minha avó. 

  • Chris Campos/UOL

    Um pacote personalizado e fácil de fazer com sacola de papel craft decorada com carimbos e forrada com papel de seda

Papel de seda não serve apenas para forrar caixas. As folhas fininhas, encontradas em praticamente todas as cores, são ótimas para embalar presentes de formatos variados porque se moldam perfeitamente ao objeto. De velinhas a camisetas, quase tudo pode ser embalado em papel de seda, que, ainda por cima, é fácil de rasgar na hora de abrir o presente.

O celofane é outro papel salvador quando você precisa bolar, sem esforço, um pacote bonito. Se for incolor ainda valoriza o recheio. A fôrma preenchida com biscoitos e o bowl de porcelana mostrados no álbum de fotos desta reportagem são boas aplicações desse truque. Existem ainda os presentes da categoria "difíceis de embalar". É o caso de desenhos e gravuras, que devem ser ofertados em tubos de papelão, embalagens que evitam avarias como rasgos ou dobras indesejáveis. A sugestão para fugir da "cor de nada" do papel craft, é revestir o tubo com papel-espelho, de preferência em um tom bem festivo. Já as prosaicas sacolinhas de craft ganham charme quando carimbadas com estampas da sua preferência, forradas com papel de seda e arrematadas com laço de fita.

Até lata de leite em pó ou de achocolatado rende embalagem bacana. Basta você revestir a lata com algum tipo de papel decorado e envolver o embrulho com celofane e fitas, como se fosse um bombom. Outra sugestão? Trocar o tradicional saquinho plástico decorado, vendido em qualquer papelaria de bairro, por um outro feito de chita – opção igualmente econômica, porém mil vezes mais charmosa. No álbum de fotos, você confere algumas dicas para inovar na hora de embalar seus presentes neste Natal.

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris.