Casa e decoração

Planta típica do Natal pode decorar a casa durante o ano todo

Da Redação

30/12/2009 13h17

Bastante comum nesta época, a poinséttia é uma planta que costuma ser usada na decoração natalina por causa de sua coloração vermelha. Seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, mas é conhecida por diversos apelidos, como bico-de-papagaio, rabo-de-arara, papagaio, cardeal, flor-do-Natal, estrela-de-Natal e folha-de-sangue.

Roberto Assunção/Folha Imagem
A poinséttia, também conhecida como bico-de-papagaio, entre outros nomes, é uma planta que costuma ser usada na decoração natalina por causa de sua coloração vermelha Imagem: Roberto Assunção/Folha Imagem

A planta, na verdade é um arbusto. A sua chamativa parte vermelha, que parecem ser pétalas de flores, na verdade são folhas modificadas – brácteas. As verdadeiras flores da planta são muito pequenas, por isso as brácteas acabam cumprindo a função de atrair os insetos e aves polinizadores.

A poinséttia é de fácil cuidado e pode continuar decorando a casa mesmo após o Natal. “Ela não perde a cor com facilidade, mas precisa de sol e muita luz, podendo ser regada de uma a duas vezes por semana”, afirma Nelson Junior, jardineiro e vendedor do box 15 na avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo (SP), conhecida pelas suas diversas bancas de flores. Segundo ele, é preciso tomar cuidado para não colocar água demais na planta: se a terra estiver úmida, não é necessário regar. A coloração vermelha só será perdida se a planta ficar em um ponto sem iluminação.

Os preços da poinséttia variam conforme seu tamanho. No jardim, a planta pode chegar até três metros de altura, no entanto, na hora de fazer a transferência, é importante manter a terra do vaso e usar um adubo entre essa terra e a do jardim para fortalecê-la.

Deve-se evitar contato com o látex da planta, pois é irritante e pode causar lesões na pele e mucosas. A ingestão pode provocar náuseas, vômitos e diarréia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo