Topo

Planta típica do Natal pode decorar a casa durante o ano todo

Da Redação

30/12/2009 13h17

Bastante comum nesta época, a poinséttia é uma planta que costuma ser usada na decoração natalina por causa de sua coloração vermelha. Seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, mas é conhecida por diversos apelidos, como bico-de-papagaio, rabo-de-arara, papagaio, cardeal, flor-do-Natal, estrela-de-Natal e folha-de-sangue.

Poinséttia - bico de papagaio - Roberto Assunção/Folha Imagem - Roberto Assunção/Folha Imagem
A poinséttia, também conhecida como bico-de-papagaio, entre outros nomes, é uma planta que costuma ser usada na decoração natalina por causa de sua coloração vermelha
Imagem: Roberto Assunção/Folha Imagem

A planta, na verdade é um arbusto. A sua chamativa parte vermelha, que parecem ser pétalas de flores, na verdade são folhas modificadas – brácteas. As verdadeiras flores da planta são muito pequenas, por isso as brácteas acabam cumprindo a função de atrair os insetos e aves polinizadores.

A poinséttia é de fácil cuidado e pode continuar decorando a casa mesmo após o Natal. “Ela não perde a cor com facilidade, mas precisa de sol e muita luz, podendo ser regada de uma a duas vezes por semana”, afirma Nelson Junior, jardineiro e vendedor do box 15 na avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo (SP), conhecida pelas suas diversas bancas de flores. Segundo ele, é preciso tomar cuidado para não colocar água demais na planta: se a terra estiver úmida, não é necessário regar. A coloração vermelha só será perdida se a planta ficar em um ponto sem iluminação.

Os preços da poinséttia variam conforme seu tamanho. No jardim, a planta pode chegar até três metros de altura, no entanto, na hora de fazer a transferência, é importante manter a terra do vaso e usar um adubo entre essa terra e a do jardim para fortalecê-la.

Deve-se evitar contato com o látex da planta, pois é irritante e pode causar lesões na pele e mucosas. A ingestão pode provocar náuseas, vômitos e diarréia.