Casa e decoração

Escritório de arquitetura reúne 30 anos de trabalho em exposição

Da Redação

07/01/2010 07h11

O escritório Brasil Arquitetura, fundado em 1979 por Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, formados pela FAU-USP, realiza a exposição “A Tradição do Novo” no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo, até o próximo dia 17.

  • O Museu do Pão, em Ilópolis (RS), um dos projetos do escritório Brasil Arquitetura


A mostra traz fotografias, plantas e maquetes de projetos executados, e alguns não-executados, ao longo dos últimos 30 anos, além de peças de mobiliário que evidenciam a principal característica do escritório, a de trabalhar a complexidade de contextos históricos em diálogo com a contemporaneidade.

O Brasil Arquitetura realiza projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro, e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade: residências e conjuntos residenciais, lojas, restaurantes, indústrias, edifícios para lazer e de uso público/institucional, no Brasil e no exterior. Em 1986, os arquitetos criaram também a Marcenaria Baraúna, destinada a executar mobiliário e objetos em madeira.

A exposição está organizada em três blocos temáticos interrelacionados: o primeiro apresenta projetos marcantes na trajetória do escritório, abordando a convivência e a integração de bases culturais e históricas com questões próprias à arquitetura contemporânea, muitas vezes explorando o uso da cor; na mesma linha, o segundo bloco é composto por projetos recentes, que explicitam o processo de trabalho do escritório com contextos, referências e métodos de desenvolvimento; um terceiro núcleo é dedicado a móveis desenhados por Fanucci e Ferraz, nos quais se evidencia a linha conceitual de seu design, baseada na conjugação de técnicas e conceitos ergonômicos atuais com o saber da tradição artesanal. A exposição traz, ainda, uma seleção de fotografias que registram construções da região da Serra da Mantiqueira, um dos tipos de arquitetura característicos do local com a qual os projetos do escritório dialogam em diversos níveis.

SERVIÇO
Exposição “A Tradição do Novo” – Brasil Arquitetura
Visitação: Até 17 de janeiro de 2010
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada: Gratuita
Local: Centro Universitário Maria Antônia - USP
Endereço: Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo (SP)
Informações e visitas monitoradas: (11) 3255 7182 ramal 46 www.usp.br/mariantonia
 

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Topo