Topo

Palestras discutem mercado de jóias e panorama do artesanato mundial

Da Redação

26/02/2010 18h51

Discutir o panorama do artesanato pelo mundo, entender o que é uma jóia e o que a torna valiosa ou ainda aprender mais sobre o design contemporâneo e suas diferentes expressões. Essa é a proposta do ciclo de palestras "Portfolio Design no MCB" promovido pelo Museu da Casa Brasileira em parceria com a 17ª Paralela Gift, feira de design e produtos contemporâneos, que acontece até o dia 1º de março no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Palestrantes ingleses e holandeses dicorrerão sobre o mercado do artesanato contemporâneo e de jóias ao público leigo e profissional em quase oito horas de de conferência. Veja abaixo a programação completa:

10h – Panorama do Artesanato Contemporâneo no mundo/Forming Ideas

Curadores do movimento inglês pelo artesanato contemporâneo Forming Ideas, que já foi apresentado no Egito e em cinco países nórdicos, falam sobre o mercado do artesanato contemporâneo na Inglaterra e suas avaliações mundo afora. O objetivo é estreitar relações com artistas e entidades no Brasil para projetos colaborativos. Participam como palestrantes Ann Jones, diretora geral do Forming Ideas, e Stephen Beddoe, da Artquest e da University of Arts, Yvonna Demcsynska, da Flow Gallery, e Martina Margetts, do Royal College of Art. Também estarão presentes os curadores ingleses Michelle Bowen, Richard Edwards, Deirdre Figueiredo, Melanie Kidd, Christine Lawry, Jackie Lee, Sara Roberts, Kelda Savage e David Sinclair.

14h30 – Art Jewellery no Brasil e no mundo

O que é uma jóia e o que a torna valiosa? A joalheira Ela Bauer, polonesa radicada na Holanda, conhecida pelo conceito Contemporary Art Jewellery, responde a essa questão e apresenta sua produção, que traz um constante processo de transformação. A palestra faz parte do Nova Jóia, projeto educacional e cultural que visa estimular a Art Jewellery no Brasil e é coordenado pelas curadoras Mirla Fernandes e Renata Porto, que também participam do evento.

16h – Diálogos/Nova Jóia

Como parte do projeto educacional coordenado pelo Nova Jóia, os palestrantes terão seu trabalho comentado, durante 20 minutos, por Ela Bauer.

SERVIÇO
Palestras Portfolio Design no MCB
Quando: 27 de fevereiro de 2010
Horário: Sábado, das 10h às 16h
Entrada: Gratuita  (estacionamento R$10)
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo (SP)
Informações: 00/xx/11/3032-3727 ou www.mcb.org.br