Topo

Maior feira de artigos para casa da América Latina traz fartura de bons lançamentos

CHRIS CAMPOS

Colaboração para o UOL

04/03/2010 15h46

A maior feira de artigos para casa da América Latina estava das mais movimentadas nesta 40ª edição. Expositores e visitantes demonstraram entusiasmo de sobra nesta Gift Fair, realizada de 1 a 4 de março no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Os primeiros com estandes gigantes, abarrotados de lançamentos e em clima de conclusão de bons negócios. Visitantes (a feira é restrita a profissionais do setor) se mostraram um tanto atordoados com tantas ofertas boas desta feira que, na realidade, engloba três em um mesmo espaço: Gift Fair, D.A.D (Salão Internacional de Decoração, Arquitetura e Design) e Complements.

Artigos para abastecer a cozinha, a despensa e a lavanderia figuraram entre as principais atrações da mostra, como os talheres especiais da Di Solle (que não tocam na superfície da mesa), os aquecedores em formato de lareira da Full Fit e as garrafas térmicas Invicta em cores felizes. Sensação no estande da Tramontina – além do robô-chef de cozinha que preparava bolos quentinhos a cada 40 minutos – foram as panelas Lion, que substituem o forno convencional e assam tortas, lasanhas e carnes no bico do fogão. As panelas da marca, feitas com material reciclado, também agradaram bastante. A concorrente Panex apostou em caçarolas que economizam tempo na cozinha: você pode preparar um macarrão e escorrê-lo com o auxílio da própria tampa (que vem com furinhos e bico para verter a água do cozimento nas laterais). Enquanto a novidade da Rochedo fica por conta de uma panela de pressão turbo que ainda cozinha alimentos no vapor. Muitos atrativos para facilitar a nossa vida à beira do fogão.

O utilitários para armazenar objetos e manter a casa em ordem também estão mais divertidos este ano. As cores fluo das peças da Coza e as estampas inspiradas em cenas urbanas da Plasutil são bons exemplos. Os refratátios da Marinex ganharam novas peças na prática linha revestida com material antiaderente, que facilita a limpeza e mantém a comida quente por mais tempo. As louças também merecem destaque especial. As estampas de bichos e flores da Viva Porcelanas e os padrões clássicos da Gerber deixaram no visitante um gostinho de quero mais.

No quesito “inusitados e nada básicos” (esqueça o branquinho, as linhas retas e tudo o que você já conhece para investir no diferente nesta temporada decorativa), os artigos da Urban seguem como favoritos: alarmes em formato de telefones antigos, homenzinhos com funções de filtro de linha e cestos de lixo com estampas holográficas foram algumas novidades apresentadas nesta Gift Fair. A Imaginarium também caprichou no sortimento: lustres do tipo “cascata”, feitos com tiras de material plástico, espelhos em formatos de televisores dos anos 1950 e xícaras com alças de borboletas entre os mais pedidos.

Já quando o tema é sofisticação, as opções também são fartas: sousplats chiques, como os apresentados pela Decorvision; vasos serigrafados em ouro e prata, trazidos pela Objeto de Desejo e lindos tecidos indianos da Ishela.

Como se vê, foi uma mostra rica, cheia de novidades e com ar de casa nova. Agora é esperar que tudo isso chegue logo a uma loja perto de você.

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris (www.casadachris.com.br)