Topo

Feira de revestimentos traz novidades sustentáveis e tecnologia de ponta

DULCE ROSELL

Da Redação

11/03/2010 19h24

Apresentar as últimas tendências em acabamentos para construção e arquitetura, antecipando conceitos que definirão futuros projetos de engenharia, arquitetura e interiores. Este é o objetivo da Expo Revestir -- feira direcionada a designers, arquitetos, decoradores, engenheiros, construtores e lojistas -- que acontece no pavilhão do Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), entre os dias 9 e 12 de março de 2010. Em sua oitava edição, o evento apresenta uma grande diversidade de revestimentos cerâmicos, granitos, mármores, laminados, madeiras, mosaicos e outras soluções aos cerca de 45 mil visitantes de mais de 60 países.

Na opinião de Lauro Andrade Filho, diretor da Revestir, a feira é uma espécie de plataforma usada pelas empresas do setor de revestimentos para os lançamentos mais importantes do ano. “Por ser considerada a Fashion Week da Arquitetura e Construção, o evento atrai a atenção de todos os profissionais e empresários da área para as últimas novidades em design e tecnologia, cores, texturas e formatos. Os milhares de produtos dos expositores presentes definirão as grandes tendências do setor no ano”.

Simultaneamente à feira, acontece também a Kitchen & Bath -- evento que traz as novidades para cozinhas e banheiros  -- e o 8º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, que recebe especialistas do Brasil e do exterior para palestras sobre arquitetura, design de interiores, varejo da construção e construtoras.

Tendências e novidades

Dentre os materiais para todos os tipos de bolso e gosto apresentados na feira, os fabricantes apostaram, principalmente, em produtos para obras que demandam velocidade, poluem menos o meio ambiente durante sua produção, mais resistentes e fáceis de assentar.

Vale lembrar que, embora seja direcionada apenas a profissionais do ramo, o evento traz os principais lançamentos que serão colocados no mercado ainda em 2010. "Eles atingem desde o pedreiro que reforma um imóvel à dona de casa que pensa em trocar o piso da sala", diz a arquiteta paranaense Andrea Sanches, que foi à feira para conhecer as novidades.

A possibilidade de customização e reprodução de materiais mais caros ganhou força entre os expositores. Novas tecnologias chegam para substituir as antigas, como o nanoglass (material obtido através de um processo de microcristalização de cristais de vidro, pó de mármore e agentes aglutinantes, permitindo uma superfície mais compacta e lisa) e as mídias digitais customizadas recicláveis com fotos personalizadas que podem ser aplicadas em cima de revestimentos antigos. Já as cores chegam aos materiais em tons neutros (como o nude), mas também em tons fosforescentes e cítricos, famosos na década de 1980.

Os revestimentos industrializados, como laminados e vinílicos, também ganharam força com tecnologias que os tornam autonivelantes e autolimpantes, com proteção anti-cupim e antibacteriana e de fácil encaixe. Já os porcelanatos aparecem como simulacros de pedras, as cerâmicas reproduzem com fidelidade qualquer tipo madeira e os mosaicos feitos com cerâmica reciclada também aparecem em grande quantidade na feira.

Tudo isso, segundo os fabricantes consultados, está sendo produzido para viabilizar mais projetos, com menos dinheiro, prejudicando menos o meio ambiente. E isso não é novidade, de acordo com profissionais entrevistados no evento. Cássia Lima, designer de interiores especializada em projetos sustentáveis, veio de Natal  (RN) só para ver novidades ecológicas. "Embora a indústria de revestimentos seja uma grande poluidora, ela vem investindo há tempos em técnicas para tentar sanar o problema. Mas nem sempre são viáveis, baratas e verdadeiras. Por isso, acho que o consumidor certamente vai aguardar os produtos chegarem às lojas para conferir se todas essas promessas serão cumpridas. Eu vou".

SERVIÇO
Expo Revestir 2010 - Feira de revestimentos
Quando: Até 12 de março de 2010
Horário: das 10h às 19h
Valor: Entrada gratuita (na feira e no fórum) válida somente para profissionais da área
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Informações: 00/xx/11/4613-2000 ou www.exporevestir.com.br