Topo

Museu em SP abre exposição permanente de árvores

A exposição apresenta 29 árvore pertencentes ao jardim do Museu da Casa Brasileira; entre as espécies, estão as brasileiras tapiá e araribá e até estrangeiras, como o ligustro e a aglaia - Nelson Kon/Divulgação
A exposição apresenta 29 árvore pertencentes ao jardim do Museu da Casa Brasileira; entre as espécies, estão as brasileiras tapiá e araribá e até estrangeiras, como o ligustro e a aglaia Imagem: Nelson Kon/Divulgação

Da Redação

19/04/2010 07h00

Abacateiros, macaúbas, tipuanas e outras espécies que fazem parte do jardim do Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo, agora são integrantes também de uma exposição permanente chamada "Jardim do Solar".

A instituição abre suas portas para apresentar um dos últimos espaços verdes remanescentes que ilustram hábitos de moradia da elite paulistana, entre o final do século 19 e a 2ª Grande Guerra. Com 6.600 m², em meio à urbanização da região da avenida Faria Lima, a primeira parte da exposição consiste em painéis instalados no próprio jardim, que pertencia ao solar criado pelo casal Fábio e Renata Prado, ex-prefeito e ex-primeira-dama respectivamente, em 1945. Os painéis falam sobre o papel da família Prado na valorização dos jardins públicos e privados da cidade.

O segundo segmento da exposição apresenta o bosque com suas 29 árvores. São exemplares escolhidos entre os mais antigos, belos ou importantes, representando quatro grupos principais-- espécies nativas, estrangeiras, frutíferas e palmeiras. Há espécies da Mata Atlântica, como o tapiá e o araribá, até árvores estrangeiras, como o ligustro, originário do Japão, e a aglaia, comum na China e no Vietnã. Cada espécie é descrita e, em alguns casos, complementada por ilustrações que evidenciam características de floração e frutificação.

O arquiteto e historiador Guilherme Mazza Dourado é curador da mostra, que integra ainda uma ação de revitalização do jardim empreendida pelo Museu com a colaboração da ANP (Associação Nacional de Paisagismo) e da Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas). A realização da mostra tem o apoio da Fundação Crespi-Prado, criada para manter viva a memória do casal que construiu o solar. 

Serviço
Exposição "Jardim do Solar"
Local: Museu da Casa Brasileira - av. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo/SP
Data: Exposição permanente
Horário: 3ª a domingo, das 10h às 18h
Preço: De R$ 2 a R$ 4 (gratuito aos domingos e feriados)
Informações: 11 3032-2564 ou www.mcb.sp.gov.br