Topo

Arquiteto brasileiro participa de exposição em museu de Londres

Spiral Booths, obra do arquiteto Carlos Teixeira para mostra no Victoria & Albert Museum - Divulgação
Spiral Booths, obra do arquiteto Carlos Teixeira para mostra no Victoria & Albert Museum Imagem: Divulgação

Da Redação

15/06/2010 07h00

Começa nesta terça (15) em Londres, na Inglaterra, uma mostra que reúne projetos de sete arquitetos. Entre eles, um brasileiro, o mineiro Carlos Teixeira.

A exposição 1:1 – Architects Build Small Spaces (Arquitetos constroem pequenos espaços, em português) vai até 30 de agosto, no Victoria & Albert Museum. Além do brasileiro, profissionais da Noruega, Japão, Finlândia, Estados Unidos e Índia compõem a mostra.

O museu selecionou 19 profissionais de destaque na arquitetura experimental do mundo, porém, apenas sete deles terão suas instalações construídas e distribuídas no V&A. Os outros 11 apresentam seus projetos com maquetes.

Projeto brasileiro
Em uma galeria escura, localizada na entrada principal do museu, o espaço do arquiteto brasileiro, com 15 m², é intitulado Spiral Booths (Cabines Espirais). Foi inspirado nas diferentes maneiras de se fazer artes cênicas, segundo ele.

A obra funciona como um palco. Haverá apresentações, de diferentes companhias artísticas da capital inglesa, nas seis cabines interligadas entre si por escadas espirais.

De acordo com o curador de design do museu, Abraham Thomas, a mostra investigará estruturas de pequena escala e como elas podem melhorar as experiências pessoais na vida cotidiana. “Ao invés de oferecer aos visitantes uma compreensão da arquitetura por meio de desenhos e modelos, nós queremos fazer com que as construções sejam as estrelas da exposição.”