Casa e decoração

Arquitetura brasileira é tema de mostra em São Paulo

Divulgação/Instituto Tomie Ohtake
O Cassino (Museu) Parque da Pampulha (1943), projeto de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte Imagem: Divulgação/Instituto Tomie Ohtake

Da Redação

A exposição “Arquitetura Brasileira: Viver na Floresta”, que o Instituto Tomie Ohtake abre na quarta-feira (16) para o público, busca desenhar um panorama abrangente do estabelecimento do homem brasileiro no território tropical. Com curadoria do arquiteto Abílio Guerra, a mostra traz projeções, animações, fotos, maquetes, desenhos originais, reproduções, cortes e plantas, destacando 24 projetos e registrando outros 60, com foco principalmente entre as décadas de 1930 a 1980.

Para Ricardo Ohtake, diretor do Instituto e curador do pavilhão brasileiro da próxima Bienal de Arquitetura de Veneza, este foi o período em que as proposições modernas tiveram campo fértil para se expandir. “Porém, a partir da década de 70, quando a precariedade começa a surgir nos centros urbanos, o modernismo fragiliza-se diante dessas condições adversas”, comenta Ohtake.

Segundo Abílio Guerra, os trabalhos selecionados apontam como os princípios modernos se ajustam às condições, possibilidades e usos locais, permitindo uma invenção que concilia as potencialidades contemporâneas e a sabedoria tradicional. “Hoje, olhando retroativamente, é possível colecionar bairros, parques, praças, escolas, equipamentos culturais e de infraestrutura, residências unifamiliares, fábricas, templos religiosos e diversos outros programas que estão contaminados do mesmo propósito de relacionar harmoniosamente artefato arquitetônico e paisagem natural”, diz o curador.

A exposição destaca alguns projetos considerados exemplos da invenção brasileira, como a Vila Serra do Navio, de Oswaldo Bratke, o conjunto residencial de Pedregulho, de Affonso Eduardo Reidy, o conjunto residencial para operários da CBMM em Araxá, do escritório Rino Levi, o Parque Guinle e a Superquadra de Brasília, ambos de Lucio Costa. “A preservação do meio natural e seu uso como suporte paisagístico; a liberação e a pequena interferência no solo; a reinterpretação e incorporação de tipologias tradicionais como varandas e pátios; o uso renovado de elementos construtivos vernaculares de proteção climática, como cobogós, treliçados, beirais, venezianas etc. são características que estão reiteradamente presentes nestes projetos”, afirma Guerra.

Para o curador, é na Vila Monlevade, projetada por Lucio Costa para os operários da Companhia Belgo-Mineira, que, mesmo não sendo construída, iniciou-se o manifesto do urbanismo moderno brasileiro. “Está ali materializada, ainda de forma esboçada, uma adaptação dos princípios modernos europeus às condições culturais, civilizacionais e climáticas locais, uma espécie de proposição do ‘urbanismo pau-brasil’”, conclui.

Serviço
“Arquitetura Brasileira: Viver na Floresta”

Quando: De 16 de junho a 1º de agosto de 2010
Horário: De terça a domingo, das 11 às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela rua Coropés, 88), Pinheiros, São Paulo (SP)
Preço: Entrada gratuita
Informações: (11) 2245-1900

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Topo