Topo

Martha Stewart : Como manter as ferramentas de jardinagem em dia

Depois de usar suas ferramentas, limpe-a com um tecido macio. Caso tenha aparado galhos mais robustos, use álcool ou terebentina para remover a seiva das lâminas - Tony Cenicola/The New York Times
Depois de usar suas ferramentas, limpe-a com um tecido macio. Caso tenha aparado galhos mais robustos, use álcool ou terebentina para remover a seiva das lâminas Imagem: Tony Cenicola/The New York Times

Do Martha Stewart Living

07/07/2010 07h00

Como tudo na vida, as ferramentas de jardinagem funcionam melhor e duram por mais tempo se foram bem cuidadas. O período entre o final do inverno e o início da primavera é ótimo para fazer essa manutenção, especialmente se você não cuidou delas antes de dar-lhes férias no outono. Assim, elas estarão prontas na hora de começar a mexer no jardim novamente. 

Ferrugem

Para remover a ferrugem das ferramentas, esfregue-as com uma esponja de arear embebida em solvente apropriado para o serviço – existem vários no mercado. Lubrificantes de grafite, geralmente encontrados em pó, ajudam a prevenir a ferrugem e mantêm o movimento das articulações perfeito. Cabos de madeira podem ser lixados e envernizados. Mas você pode também optar por pintá-los, sempre com tinta esmalte ou a óleo, para dar um capricho a mais.

Fio

É essencial manter o fio das tesouras. Procure bons afiadores para realizar o serviço. Contudo, caso a ferramenta seja de serra ou dentada, talvez a melhor solução seja tentar trocar a lâmina - ou comprar uma nova peça de uma vez. Às vezes, pode até ser mais econômico.Agora que suas ferramentas estão limpas e afiadas, mantenha-as desse jeito.

Depois de usar, limpe-as e seque-as com um tecido macio. Caso tenha aparado galhos de árvores e arbustos mais robustos, use um pano embebido em álcool ou em algum solvente como terebentina para remover a seiva das lâminas.

Por fim, nunca deixe suas ferramentas no jardim. Guarde-as em um local fechado e seco.

© 2010 The New York Times Syndicate