Casa e decoração

Leia dicas para aquecer a casa e explore a imagem para ter ideias

VLADIMIR MALUF

Da Redação

09/07/2010 07h30

Projeto, localização, posição em relação ao sol, escolha dos revestimentos e muitos outros detalhes influenciam no conforto térmico de uma casa. Mas claro que não é por isso que você vai derrubar a sua e construir uma nova para encarar o inverno. Se a ideia é deixar o lar mais quentinho nos dias frios, há recursos muito mais simples do que uma obra para isso.

 

Vista a casa
A designer de interiores Sueli Adorni explica que a casa pode ser repaginada nos meses frios. “Assim como vestimos roupas de verão e inverno, podemos fazer o mesmo com a decoração”, compara. “Coloque tapetes, mantas, almofadas de lã...”, exemplifica.

Pode se iludir
Dependendo da cor que você escolher para os ambientes, você terá a sensação de aquecimento e aconchego. Se achar que vale a pena mudar até as paredes, lembre-se de escolher tons quentes. “Opte pelas relacionadas ao calor, como vermelho, laranja, amarelo”, explica o arquiteto Fernando Forte.

Outro recurso que pode causar uma sensação agradável é utilizar velas e aromatizadores de ambientes com fragrâncias quentes. A dica de Sueli Adorno é habituar-se a acender algumas velinhas em aparadores e mesas, por exemplo. “Isso cria um clima harmonioso e aconchegante.”

Convide o calor para entrar
Caso os artifícios anteriores não sejam suficientes, o mercado oferece muitos tipos de aquecedores e lareiras, de diversos preços. Jóia Bérgamo, arquiteta e decoradora, indica as lareiras a gás e, para as áreas externas, os aquecedores de jardim.

Também eficaz para esquentar a casa é pintar as paredes externas de preto. Fernando Forte explica que, assim, você consegue aproveitar melhor a radiação solar durante o dia e elevar a temperatura dos cômodos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo