Casa e decoração

Em Londres, é inaugurado o novo pavilhão da Serpentine Gallery, por Jean Nouvel

Philippe Ruault / Divulgação
Pavilhão de verão da Serpentine Gallery, em Londres, projeto arquitetônico de Jean Nouvel. Estrutura arrojada, composta de aço, vidro e policarbonato Imagem: Philippe Ruault / Divulgação

SIMONE CAPOZZI

Editora de UOL Casa e Imóveis

10/07/2010 10h00

Inaugura neste sábado (10/07) o 10º Pavilhão de Verão da Serpentine Gallery, em Londres, com projeto arquitetônico do francês Jean Nouvel (65).

Localizada no Kensington Gardens, junto ao Hyde Park, a Serpentine Gallery convida todos os anos um arquiteto de renome internacional para projetar seu pavilhão de verão, espaço usado para receber mostras, palestras e outros eventos. Em 2009 foram os japoneses do SANAA, vencedores do Pritzker de 2010 (prêmio considerado o Nobel da arquitetura), os responsáveis pelo pavilhão. Oscar Niemeyer desenhou para a Serpentine Gallery em 2003.

  • Philippe Ruault / Divulgação

    Torre Agbar, em Barcelona, Espanha. O projeto suscitou grande polêmica por seu formato fálico e altura

Este ano, quando completa 40 anos, a galeria destacou o polêmico francês Jean Nouvel, autor, entre outros, da Torre Agbar, edifício fálico de 31 andares e 142 m de altura, bastante controverso não apenas por seu formato cilíndrico, mas também por romper o gabarito da horizontal cidade de Barcelona.

A criação dos pavilhões para a Serpentine Gallery tornou-se um exercício criativo para os arquitetos convidados, e Nouvel não deixou escapar a oportunidade de realizar experimentações. O francês desenhou uma estrutura leve, composta de materiais como aço, vidro e policarbonato, capaz de se converter em espaços versáteis, abertos e fechados para o exterior. Destaca-se a parede inclinada, sem apoios, de 12 m de altura.

O vermelho intenso, ora opaco, ora transparente, remete aos ícones britânicos como as caixas se correio, os ônibus e as cabines telefônicas, e capta a atenção enquanto contrasta com o verde do parque. O pavilhão de verão da Serpentine Gallery é o primeiro trabalho concluído de Jean Nouvel no Reino Unido.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo