Topo

Rem Koolhaas recebe Leão de Ouro na 12ª Bienal de Arquitetura de Veneza

O arquiteto Rem Koolhaas também é professor de Harvard, fundador do OMA e autor de diversos livros sobre arquitetura - Roberto Santorini/ CC
O arquiteto Rem Koolhaas também é professor de Harvard, fundador do OMA e autor de diversos livros sobre arquitetura Imagem: Roberto Santorini/ CC

Da Redação

19/07/2010 16h50Atualizada em 11/03/2016 19h30

A 12ª Exposição Internacional de Arquitetura de Veneza ainda não começou, mas o arquiteto holandês Rem Koolhaas já foi anunciado como o ganhador do Leão de Ouro Lifetime Achievement por seu trabalho e influência na arquitetura mundial nos seus mais de 30 anos de trabalho.

O arquiteto foi primeiramente reconhecido pelo trabalho no OMA (Office for Metropolitan Architecture), escritório que abriu com Madelon Vriesendorp, sua esposa, e as artistas Elia e Zoe Zenghelis, em Londres na década de 70.

Dentre projetos reconhecidos de Koolhass, estão o Holanda Dance Theatre em Hague, o Kunsthal, em Roterdã, a Biblioteca Jussieu em Paris e um dos mais recentes, a Biblioteca Pública de Seattle.

Já selecionado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes em 2008, Koolhaas será homenageado junto com o arquiteto japonês Kazuo Shinohara, falecido em 2006. A escolha foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Bienal Paolo Baratta com proposta da arquiteta Kazuyo Sejima, que além de diretora da Bienal foi ganhadora do prêmio Pritzker em 2010 junto com seu sócio Ryue Nishizawa, pelos trabalhos com o escritório japonês SANAA.

A 12ª Bienal de Arquitetura começa no dia 29 de agosto e vai até 21 de novembro de 2010 no espaço Arsenal e Giardini, em Veneza.