Topo

Seção circulante da Biblioteca Mário de Andrade reabre após obras

Seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo (SP) - Sylvia Masini/Divulgação
Seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo (SP) Imagem: Sylvia Masini/Divulgação

Da Redação

21/07/2010 07h30

Reabre nesta quarta-feira (21) em São Paulo a Biblioteca Circulante da Biblioteca Mário de Andrade (BMA), desativada desde dezembro de 2008 devido a reformas de recuperação no edifício.

A reabertura marca a conclusão da primeira etapa do plano de modernização e restauro da Biblioteca Mário de Andrade, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O edifício da Biblioteca, concluído em 1942, tem projeto de 1935 do arquiteto francês Jacques Pillon.

Com 130 assentos disponíveis, a nova Circulante fica na área onde funcionava a sala de leitura da BMA. O antigo acesso pela avenida São Luís foi reativado e outras novidades aprovadas pelo Conpresp e pelo Condephat -por se tratar de uma construção tombada pelo patrimônio histórico- ainda serão lançadas. O UOL Casa e Imóveis publicará o projeto completo em breve.

  • Sylvia Masini

    Reformada, seção Circulante da BMA tem 130 assentos disponíveis

O projeto foi assinado pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados, com autoria de José Armênio de Brito Cruz e Renata Semin e equipe de desenvolvimento, coordenada por Cinthia Verçosa. Além da recuperação da fachada, revestimentos e mobiliário interno, o projeto apresenta uma intervenção externa, que não existia no projeto original de 1942: uma passarela de vidro.

Criada em 1944, a Biblioteca Circulante já esteve instalada em diversos endereços da cidade: de 1975 a 1993, funcionou na Praça Roosevelt; em 1993, foi transferida para a rua Frei Caneca; em 1995, passou a funcionar no prédio da Chácara Lane, na Rua da Consolação, até se mudar para a BMA. O catálogo da Circulante está totalmente informatizado e pode ser acessado pelo site ou terminais de consulta distribuídos pelas salas.

Serviço:
Biblioteca Mário de Andrade - Circulante.
Endereço: Avenida São Luís, 235, no centro de São Paulo (SP)
E-mail: circbma@prefeitura.sp.gov.br
Site: http://www.bma.sp.gov.br
Empréstimos: dois títulos por usuário pelo período de 14 dias, com possibilidade de uma renovação pelo mesmo período
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 20h30; sábados, das 10h às 17h