Topo

Mostra itinerante "Mulheres no Design Espanhol" chega a São Paulo

Buco Lamp, luminária desenhada por Ana Mir e Emili Padrós em 2006 e produzida pela Marset - Divulgação
Buco Lamp, luminária desenhada por Ana Mir e Emili Padrós em 2006 e produzida pela Marset Imagem: Divulgação

Da Redação

02/09/2010 06h30

O Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, recebe a mostra itinerante "Mulheres no Design Espanhol". A exposição reúne trabalhos de nove mulheres que se destacaram como designers em diferentes setores da decoração, como mobiliário, acessórios e iluminação.

A abertura foi marcada para o dia 2 de setembro, apenas para convidados. A mostra, porém, pode ser visitada após às 19h30 deste primeiro dia ou de terça a domingo das 10h às 18h até 17 de outubro.

Cerca de 50 projetos das designers compõem a exposição. Os visitantes poderão conhecer, também, a trajetória feminina dentro desta profissão e as dificuldades encontradas por elas ao adentrarem em um mercado ainda dominado pelos homens.

As artistas Gemma Bernal, Nancy Robbins, Margot Viarnés, Eva Prego, Ana Mir, Marivi Calvo, Lola Castelló, Nani Marquina e Marre Moerel foram escolhidas pelo curador Marcelo Leslabay por colaborarem de alguma forma com a história do design Espanhol. Leslabay é sócio-fundador da Di_Mad Asociación de Diseñadores de Madrid e dirigente da Bienal Ibero Americana de Madrid. Saiba mais sobre as artistas:

Gemma Bernal
Trabalhou 30 anos com o designer Ramón Isern no escritório Bernal/Isern. Atualmente, se dedica a diferentes tipos de trabalhos relacionados a mobiliário, papelaria, eletrodomésticos e iluminação. Ganhou duas vezes o Concurso de Móveis da Feira de Valência e o Concurso de Design Mobiliário Castilla de la Mancha.

Nancy Robbins
Formou-se designer de interiores em Dallas, em 1964, e mudou-se para Madri, onde desenhou projetos residenciais e comerciais. Fez conferências em diferentes países do mundo e ganhou o Prêmio Anual de Design Espanhol, da revista “Nuevo Estilo”.

  • Mesa da designer Nancy Robbins; peça faz parte da mostra "Mulheres no Design Espanhol"

Eva Prego
Em parceria com a amiga Cutu Mazuelos, fundou a Stone Design, empresa dedicada ao design de interiores.

Ana Mir
Formada em design de interiores pela Central Saint Martins School of Art and Design, em Londres, abriu, em 1996, junto com Emili Padrós, o escritório Emiliana Design e com ele atenderam grandes grifes.

Marivi Calvo
Formada em história da arte pela Fine Arts at Valencia University e criadora da empresa de iluminação Luzifer.

Lola Castello
Trabalha há 30 anos com design de interiores e é uma dos nove designers do escritório Punt Mobles, onde desenvolveu projetos premiados de mobiliário.

Nani Marquina
Fundou em 1987 o escritório que leva seu nome. A empresa tem foco em acessórios têxteis e distribui produtos para todos os continentes. Ganhou vários prêmios, dentre eles o de Mulher Empreendedora, em 2006, da International Foundation for Business Women.

Margot Viarnés
Ganhou prêmio ainda como estudante em Valência, abriu seu estúdio em 1989, teve trabalhos publicados na Wallpaper e fez diversas exposições pela Europa.

Marre Moerel
É uma designer holandesa que, hoje, tem um estúdio em Madri e trabalha com mobiliário, iluminação e cerâmica.

A exposição itinerante é uma iniciativa da AECID (Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo), que já rodou diversas cidades da América Latina, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura brasileira.

Serviço
Exposição: "As Mulheres no Design Espanhol"
Quando: de 2 de setembro a 17 de outubro
Horário: de terça-feira a domingo das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano)
Ingresso: R$ 4 (estudantes pagam meia). Domingos e feriados a entrada é franca