Topo

29ª Expo Flora traz tendências e novidades no paisagismo e jardinagem para a primavera

O ambiente Jardim Autossustentável foi projetado pelas paisagistas Marli Tessarini de Carvalho e Sandra Ramos, tem placas solares que geram energia para iluminação - Shin Shikuma/UOL
O ambiente Jardim Autossustentável foi projetado pelas paisagistas Marli Tessarini de Carvalho e Sandra Ramos, tem placas solares que geram energia para iluminação Imagem: Shin Shikuma/UOL

ESTEFANI MEDEIROS

Colaboração para o UOL

03/09/2010 16h15

A primavera só chega por aqui no fim de setembro, mas em Holambra o clima é para flores o ano inteiro. E para mostrar as novidades dos produtores locais, a ExpoFlora 2010 abriu sua 29ª edição na quinta-feira (2/9), com a exibição de ambientes e lançamentos de novas espécies de flores e plantas ornamentais.

Já na primeira área de exposição, um grande pergolado branco abre caminho para a 6ª mostra de paisagismo “Minha Casa & Meu Jardim”. Em 10 mil m², a mostra apresenta 20 ambientes projetados de paisagismo criados por 35 profissionais dentre arquitetos, paisagistas, designers de interiores e engenheiros agrônomos, completos com opções de mobiliário e decoração para exterior.

Dentro dessas opções, é possível encontrar spas, como nos ambientes Jardim Zen do Jovem Casal e Jardim para a Família Contemporânea, até cozinhas externas como as montadas para o Jardim Gourmet e o ambiente denominado Encontro da Família. Além dessas opções, também há espaços destinados a idosos e crianças, áreas recreativas e um jardim inspirado no clima e vegetação da Mata Atlântica. Veja imagens dos ambientes aqui.

  • Shin Shikuma/UOL

    Visitantes olham projeto dos decoradores Jan Willem Van der Boon e Jessica Drost

Na exposição de Arranjos Florais, os produtores têm seus lançamentos separados por cores e espécies em ambientes criados por 25 profissionais. A exposição que conta com mil espécies de flores tem curadoria dos decoradores holandeses Jan Willem Van der Boon e Jessica Drost, que participam do processo de seleção desde a primeira edição do evento. A mostra de Arranjos Florais é dividida por cenários, como igreja, a cozinha da fazenda e o sertão brasileiro.

A rosa sem espinhos “Lovely Red” é um dos destaques entre as novidades de cultivo, que conta ainda com os antúrios verde e negro, o bambu Panda e a Mini Orquídea - esta última, já conhecida na Europa e lançada agora em Holambra depois de três anos de teste entre os produtores. Todas essas flores foram usadas nos ambientes criados para o “Minha Casa & Meu Jardim”.

Para a arquiteta Ana Lívia Bruno, responsável pelo espaço Refúgio do Casal junto com sua irmã Audrey Bruno, as pessoas têm buscado nos jardins uma forma de amenizar o correria do cotidiano. "Os projetos criam refúgios, espaços para relaxar e esquecer a correria”, diz. Quanto ao preço dos serviços, Ana Lívia avalia que a ExpoFlora ainda tem um padrão acessível em relação a outras feiras de decoração", se a pessoa não tem como pagar o ambiente completo, vem aqui e aproveita nossas dicas."

A Expo Flora aguarda um público de 300 mil pessoas. A mostra ainda conta com restaurantes típicos holandeses, três pavilhões de exposição com um dedicado ao artesanato local e um Garden Center com mais de 3 mil m² com 200 espécies cultivadas por produtores de Holambra. Para quem gosta dos eventos típicos, não pode deixar de ver a chuva de pétalas e a parada das flores, que acontecem no fim da tarde.

Serviço:
EXPO FLORA 2010
Onde: Holambra
Quando: De 2 a 26 de setembro, das 9h às 19h (aberta no feriado)
Ingresso: R$ 27 reais (crianças até 5 anos não pagam)
Pacotes para a feira são vendidos no Terminal Rodoviário Barra Funda (estação Palmeiras-Barra Funda do metrô)