Casa e decoração

Sem originalidade no tema, Mostra de Paisagismo é destaque da 13ª Fiaflora Expogarden

Regina Grammont / UOL
Ambiente da paisagista Mônica Rio Verde na 13ª Fiaflora Expogarden, realizada durante a 5ª Semana Imobiliária, no Anhembi, em São Paulo Imagem: Regina Grammont / UOL

GIOVANNY GEROLLA

Colaboração para o UOL

25/09/2010 06h00

A 13ª Fiaflora Expogarden, feira internacional de paisagismo, floricultura, jardinagem e lazer, acontece no Pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, de quinta (23) a domingo (26). O evento faz parte da Semana Imobiliária de São Paulo 2010, que divide os 70 mil m² do pavilhão entre o 5ª SISP (Salão Imobiliário São Paulo), a Convenção Secovi (sindicato da habitação), a Expo Síndico e o Casa e Decoração Show, além da feira de paisagismo.

O pequeno espaço dedicado ao verde, no entanto, anuncia uma variedade de atividades organizadas entre os mais de 200 stands de fabricantes e profissionais expositores: uma Mostra de Paisagismo, com ambientações que, para aqueles que não integram a classe dos paisagistas, são o clímax de toda a exposição; o 13º Congresso Brasileiro de Paisagismo, além dos espaços Design Floral, Natureza-Viva e o Planta É Bom Demais, com aulas de jardinagem para visitantes.

Quem espera ver muitas plantas, não terá a melhor impressão do espaço: lotado e quente, visto que o Anhembi não tem ar-condicionado. O verde "se espreme" logo à entrada da Fiaflora, onde estão as doze ambientações de arquitetos e paisagistas que se debruçaram sobre o tema "Soluções para pequenos espaços".

Mostra de ambientes

Temas à parte, alguns projetos se destacam, como o do conhecido Alex Hanazaki e o dos gêmeos Luiz Gustavo e Luiz Felipe, da Folha Paisagismo. Todos os paisagistas buscaram enfatizar o já desgastado discurso da sustentabilidade, fazendo uso de bambus, madeira de reflorestamento, tijolos à vista, palhas e fibras naturais, lareiras ecológicas e, principalmente, muitas espécies nativas, dentre as quais as samambaias, que foram protagonistas.

Também sem exceção, todas as ambientações remetiam ao tema do relaxamento e da recepção de amigos para momentos de lazer. A maioria fazia menção aos quatro elementos temáticos do evento: terra, fogo, água e ar.

Além das ambientações, a Fiaflora Expogarden é boa chance de pesquisar e conhecer, de uma vez só, tudo o que existe no mercado em termos de produtos para jardinagem e paisagismo. A feira traz ferramentas, cortadores de grama, vasos, cachepôs, móveis de jardim, sistemas para telhados verdes, fornecedores de jardins verticais, decks e outros revestimentos para pisos como argila, cerâmica e pedras.

Congresso

Num pequeno quadrante dedicado a palestras acontece o Congresso Brasileiro de Paisagismo, cujo tema central é "O Projeto de Paisagismo em Escala Urbana – Parques, Praças e Condomínios Verticais e Horizontais". Desenvolvido pela ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), o congresso debate, em 11 painéis ministrados por arquitetos estrangeiros e brasileiros, a aplicação de projetos paisagísticos nos municípios brasileiros. Dentre os palestrantes presentes, estão a mexicana Claudia Harari, membro do atual conselho da Escola de Desenho de Harvard, nos Estados Unidos, e a professora da Escola de Arquitetura do Tecnológico Monterrey (México), a brasileira Rosa Grena Kliass.

Mais interessante aos visitantes que não são profissionais da área, porém, é o espaço "Planta É Bom Demais", organizado pelas empresas Biofert e Biomix, fabricantes de adubos e substratos. Elas oferecem, na Fiaflora, quatro oficinas gratuitas, com dicas sobre como plantar hortas, como cultivar orquídeas e o que se faz para manter jardins orgânicos. São ensinamentos sobre como semear, adubar, regar e colher ervas; o transplante de mudas também é assunto debatido.

Para os dias 25 e 26 de setembro, entre 16h e 17h, o "Planta É Bom Demais" programa uma oficina especial direcionada a famílias visitantes: a "Hortinha gourmet para pais e filhos" pretende enfatizar a importância do meio ambiente, reforçando o tema da sustentabilidade entre as crianças presentes.

13ª FIAFLORA EXPOGARDEN - Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura
Horário: Sábado e Domingo (25 e 26/9), das 10 às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fountora, 1.209, Santana, São Paulo (SP)
Informações: www.expogarden.com.br ou (11) 3845-0828
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Topo