Topo

Com projeto de arquitetura limpa, centro de pesquisas da Petrobras é reinaugurado

Vista aérea do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras após a obra de ampliação - Divulgação
Vista aérea do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras após a obra de ampliação Imagem: Divulgação

Da Redação

18/10/2010 16h01

A Petrobras inaugurou o projeto de ampliação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), realizado pelo escritório Zanettini Arquitetura. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Siegbert Zanettini com coautoria de José Wagner Garcia. De acordo com Zanettini, a obra segue os conceitos de arquitetura limpa, segura e ecoeficiente.

Localizado próximo ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, o Cenpes é um importante centro de pesquisas e estudos tecnológicos da indústria de energia.

A área da construção original foi ampliada de 122 mil m² para 305 mil m², com 227 laboratórios projetados para comportar mais de 3.500 profissionais da área de pesquisa. 

A cerimônia de abertura foi realizada no dia 7 de outubro, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva , do presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli de Azevedo e do gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu Fraga, entre outros executivos da Petrobras.
 
Na mesma região do Rio de Janeiro, está sendo implantado o Schlumberger Brasil Research & Geoscience Center, outro centro de pesquisa assinado pelo escritório Zanettini Arquitetura.