Topo

Exposição em São Paulo destaca arquitetura contemporânea japonesa

A Galeria de Tesouros do Templo Horyuji, Museu Nacional de Tóquio (1999), de Taniguchi and Associates, é um dos destaques da exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo - Toshiharu Kitajima/Divulgação
A Galeria de Tesouros do Templo Horyuji, Museu Nacional de Tóquio (1999), de Taniguchi and Associates, é um dos destaques da exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo Imagem: Toshiharu Kitajima/Divulgação

Da Redação

08/12/2010 07h30

A exposição “Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006” chega a São Paulo nesta quarta-feira (8) encerrando a sua itinerância pelo Brasil, iniciada em abril de 2010, antes de seguir para os Estados Unidos. Com 124 obras, entre fotografias, maquetes e origamis, o público poderá conhecer as obras arquitetônicas mais significativas construídas no Japão ou realizadas no exterior por arquitetos japoneses, ao longo de dez anos.

A mostra reúne trabalhos de profissionais como Shigeru Ban, Tadao Ando, Jun Aoki, Yoshio Taniguchi, Toyo Ito, Tomoyuki Utsumi, e ainda os suíços Herzog & de Meuron. A exposição traz ainda o escritório SANAA, de Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima – vencedores do prêmio Pritzker 2010 – e esta última também curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano.
 
O conjunto de trabalhos revela um período particular da sociedade japonesa, com mudanças econômicas e na política pública. Período em que foi adotado o modelo urbano do século 21, aproveitando o patrimônio construído, mas rumando para novas direções. A mostra divide-se em quatro ciclos distintos: Cidade - o centro e a periferia; Vida - do nascimento ao funeral; Cultura - o meio ambiente, a informação e as artes; e o da Moradia - adaptação ou afastamento?

No Brasil, “Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006” passou por Manaus, Belém, Brasília, João Pessoa, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Foi originalmente apresentada no Japão, em 2006, passando pelo Irã, Luxemburgo, França, Alemanha, Itália, Sudão, Argélia, México, Guatemala, Canadá e Colômbia.

A mostra é uma parceria entre a Fundação Japão e o Instituto Tomie Ohtake, contando com a cooperação do Instituto de Arquitetura do Japão e do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

SERVIÇO
“Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006”

Visitação: De 8 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011. Terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake – Avenida Brigadeiro Faria Lima 201 (entrada pela Rua Coropés, 88), Pinheiros, São Paulo (SP)
Ingresso: Entrada gratuita
Informações: (11) 2245-1900