Topo

MAM do Rio de Janeiro inaugura mostra com 67 fotos de arquitetura e urbanismo

Foto do alemão Salomon Cytrynowicz que mostra detalhe do Congresso Nacional - Divulgação
Foto do alemão Salomon Cytrynowicz que mostra detalhe do Congresso Nacional Imagem: Divulgação

Da Redação

11/12/2010 07h00

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ) apresenta a exposição “Horizonte Construído – Fotografia e Arquitetura nas Coleções do MAM”, com curadoria de Luiz Camillo Osório. Foram reunidas 67 fotografias registradas por 36 artistas. Todas as imagens retratam a arquitetura e o urbanismo de diferentes cidades.

As obras podem ser vistas entre 11 de dezembro de 2010 e 23 de janeiro de 2011. Elas pertencem ao acervo do museu e aos comodatos de Gilberto Chateaubriand e Joaquim Paiva. A mostra foi dividida em quatro núcleos: “Linha do Horizonte”, “Abstrato”, “Intermediário” e “Alemães e Afins”.

Entre os artistas que são autores das obras, estão Abelardo Zaluar, Adonai Rocha, Alair Gomes, Ana Holck, Athos Bulcão, Bernd e Hilla Becher, Cássio Vasconcellos, Cristiano Mascaro, Eduardo Aigner, Elza Pedrosa, Geraldo de Barros, Hildegard Rosenthal, Salomon Cytrynowicz, Sérgio Duarte e Thomaz Farkas.
 

No mesmo dia, o MAM lança um livro e uma mostra homônimos: “Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Arquitetura e Construção” (Editora Cobogó), que conta a história da construção do o museu projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e e reúne fotos desse período e atuais. Para ler mais sobre esse assunto clique aqui.

Serviço:
"Horizonte Construído – Fotografia e Arquitetura nas coleções do MAM”
Onde: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Quando: de 11 de dezembro de 2010 a 23 de janeiro de 2011
Funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
Ingresso: R$ 8. Crianças até 12 anos não pagam. Estudantes maiores de 12 anos e idosos pagam meia entrada (a bilheteria fecha 30 minutos antes do término do horário de visitação)
Ingresso-família, para até cinco pessoas, aos domingos: R$ 8
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2240-4944 ou www.mamrio.org.br