Topo

Feira de decoração resgata o trabalho artesanal e a reciclagem

Isabela Leal

Colaboração para o UOL

18/02/2011 17h03

Com profissionais da área de móveis e decoração do Brasil inteiro – dos segmentos da indústria, criação e importação – a ABUP (Associação Brasileira das Empresas de Utilidades Domésticas) Móvel Show, feira que acontece uma vez por ano, em São Paulo, apresentou para lojistas, arquitetos, decoradores e designers quais serão as tendências para 2011. Pela primeira vez dentro da ABUP, outros dois eventos tiveram seu espaço próprio: o grupo Design OK, com artistas renomados do mercado como Pedro Mendes; e a Paralela Móvel, que traz uma nova versão da consagrada feira Paralela Gift, e que, nesta edição, destacou as referências típicas e matérias-primas genuínas do Brasil, com 14 expositores.

 

Com os mais variados estilos, as peças transitam por vertentes diversificadas que vão desde o artesanal, marcado pelo rústico, o básico, o reciclado e o natural, até o mais moderno e contemporâneo, que aparece em móveis e objetos com desenho arrojado, grafismos, cores marcantes e muito brilho.

A bola da vez

Na ABUP Móvel Show, que reuniu 25 expositores, mais os nove artistas do grupo Design OK, houve uma nítida predominância de efeitos brilhantes produzidos com fórmica, acrílico, espelho, tinta automotiva e pintura em laca. Essa última foi a campeã, roubou a cena e predominou entre as criações das mais variadas formas – buffets, mesas, estrutura de cadeiras e cristaleiras, armários, guarda-louças, pés de luminárias, entre outros – sempre com brilho. Apareceu em oito espaços de cada dez profissionais. Quase na mesma proporção houve uma preocupação com produtos ecologicamente corretos, como os produzidos com madeira certificada, de reflorestamento, sobras e refugo da indústria convencional, pó de serragem e tecidos de garrafas PET.

Outro segmento que apareceu bastante, principalmente na Paralela Móvel, foi o artesanal, o feito à mão. O tema predominante dessa feira, que aconteceu dentro da ABUP, foi a brasilidade, com matérias-primas típicas e técnicas como o crochê e o patchwork, que garantiram charme em mesas e sofás, respectivamente.

Como a feira é fechada para o público comum, o UOL Casa e Imóveis selecionou algumas peças dos designers, fabricantes e importadores, que estarão em breve nas lojas, para que o consumidor possa saber onde encontrar os objetos.

Serviço:
ABUP Móvel Show
Data: De 15 a 18 de fevereiro 2011
Horário: Das 10h às 20h
Local: Fundação Bienal, Parque do Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, São Paulo (SP)
Entrada: Restrita a profissionais da área e lojistas
Informações: (11) 3881-2287