Casa e decoração

Passeio temático leva visitantes a construções da arquitetura moderna paulistana

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL

01/03/2011 07h00

Os tempos modernos deram a São Paulo traços novos que nem sempre agradam aos mais tradicionais: construções introvertidas cujas fachadas não são prioridade, amplas áreas livres e o abuso do concreto aparente que valoriza a estrutura. Essa espécie de poesia concreta incompreendida parece estar na moda outra vez (se é que alguma vez conseguiu sair de cena) e virou tema de um interessante passeio pela capital.


Promovido pela SP Bureau, empresa que realiza tours e viagens personalizadas pelas capitais brasileiras, o tour “Arquitetura Moderna Paulistana” leva os participantes para conhecer os ícones arquitetônicos da cidade. Mais do que avistar fachadas e ouvir uma infinidade de detalhes técnicos, o tour é uma oportunidade de acessar o interior de casas particulares e edifícios históricos como a Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo. Recém-reformada, a construção projetada pelo francês Jacques Pilon em 1943 passou por uma respeitosa intervenção, que abrangeu a modernização dos serviços e aparatos tecnológicos de pesquisa e a restauração de parte de seu mobiliário.

“É um projeto que poderá ser tomado como referência entre outros desse nível, pois combina o uso de técnicas de restauro com a valorização de um edifício público e histórico já existente”, afirma Renata Semin, uma das arquitetas da Piratininga Arquitetos Associados, empresa que realizou as obras no local.

Outra parada de destaque do passeio é a Casa de Vidro, uma obra ousada de 1950 assinada por Lina Bo Bardi. Tombada em 1987 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), a casa serviu como residência para essa arquiteta italiana e seu marido Pietro Maria Bardi.

Para Fernanda Barbara, da empresa Una Arquitetos, essa é uma oportunidade que o visitante tem de voltar o olhar para construções de destaque na cidade como o prédio da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) na USP, o Parque do Ibirapuera, o Sesc Pompéia e o MASP. “Cuida-se mal do nosso patrimônio e a arquitetura se encontra diluída em uma cidade que ainda tem questões urbanas muito mal resolvidas”, diz a arquiteta responsável pelo projeto de um dos estabelecimentos comerciais que também faz parte do passeio.

O tour, que tem duração média de quatro horas, variando de acordo com os interesses dos participantes, inclui ainda visitas a lojas cujos projetos arquitetônicos estão sob a orientação de renomados escritórios de arquitetura da cidade, além de entradas ao interior de casas particulares, como a Residência James King, uma construção elevada em meio a uma área verde de São Paulo, e assinada pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

SERVIÇO
“Arquitetura Moderna Paulistana”

Os passeios são realizados em grupos agendados previamente, e têm duração média de quatro horas, de acordo com os interesses arquitetônicos dos visitantes.
Preço: a partir de R$ 500 (grupo de três pessoas)
Informações: (11) 3104-3577 www.spbureau.com

Biblioteca Mário de Andrade
Visitas monitoradas pelas salas da biblioteca acontecem às terças e às quintas em dois horários: 11h e 15h e devem ser agendadas por telefone. Entrada gratuita.
Avenida São Luis, 235, Centro, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3256-5270 www.bma.sp.gov.br

Casa de Vidro
O tour com uma hora e 15 minutos de duração acontece de segunda a sexta, das 10h às 15h, e deve ser agendado com antecedência
Preço: R$ 10 por pessoa (os grupos devem ter ao menos cinco pessoas)
Rua Bandeirante Sampaio Soares, 420, Morumbi, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3744-9902 www.institutobardi.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
BBC
do UOL
Casa e Decoração
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
Topo