Topo

Feira de utilidades e decoração reúne produtos que combinam beleza e funcionalidade

Vista do interior do pavilhão de exposições da Bienal de São Paulo durante a realização da 22ª Abup Show, de 11 a 15 de março de 2011 - Lucas Lima / UOL
Vista do interior do pavilhão de exposições da Bienal de São Paulo durante a realização da 22ª Abup Show, de 11 a 15 de março de 2011 Imagem: Lucas Lima / UOL

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

15/03/2011 07h00

Com 130 expositores das áreas de decoração e utilidades domésticas vindos do Brasil inteiro, a Abup Show apresenta até hoje as novidades e tendências do primeiro semestre de 2011 exclusivamente para lojistas, decoradores e demais profissionais do setor. Organizada pela Abup (Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes), a feira acontece duas vezes por anoem São Paulo -a próxima está marcada para agosto.

Diante dos mais variados estilos, materiais e propostas, o que chama a atenção nessa safra de objetos e utensílios é como os fabricantes, nacionais e estrangeiros, tentam aliar a beleza à funcionalidade. A escumadeira ganhou cabo colorido e desenho arrojado, e vem com um suporte próprio para ser apoiada sobre a bancada da pia; a batedeira colorida também mói carne, modela massa e faz sucos: é só acoplar a peça específica para cada função.

Vela de LED e faca de cerâmica

No lugar do pavio, dois ou três LEDs. As velas expostas nesta edição da Abup unem a mais moderna tecnologia do setor de iluminação com uma tecnologia de milhares de anos. A novidade significa, de acordo com seus criadores, 75% de economia se comparada com a vela tradicional, de pavio.

O avanço da tecnologia de fato permite inovações surpreendentes. Quem poderia imaginar uma faca com lâmina de cerâmica? O material foi desenvolvido de maneira a não perder o corte nunca.

A tradição não sai de cena

Vale lembrar, no entanto, que por mais avançada que esteja a tecnologia, os trabalhos manuais, as técnicas de fabricação e os materiais tradicionais continuam em alta. Muitos fabricantes e importadores ainda priorizam peças feitas à mão, assim como móveis e enfeites fabricados com a boa, velha e politicamente correta madeira de demolição.

UOL Casa e Imóveis selecionou algumas peças apresentadas na feira. Veja no álbum de fotos, que traz informações sobre onde encontrar os produtos.