Topo

Feira de decoração Gift Fair traz peças em bambu prensado entre as novidades

Bowl de bambu prensado, da Ishela, apresentado na Gift Fair de março de 2011 - Lucas Lima/UOL
Bowl de bambu prensado, da Ishela, apresentado na Gift Fair de março de 2011 Imagem: Lucas Lima/UOL

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

18/03/2011 07h00

Terminou nesta quarta-feira (17) a Gift Fair, feira de produtos para casa, decoração e design da América Latina. O evento – que está na 42ª edição e acontece duas vezes por ano (a segunda será em agosto) reuniu 700 expositores durante quatro dias, em São Paulo.

O evento, exclusivo para profissionais da área, trouxe lançamentos nos setores de objetos para o lar (houseware), mesa posta (tableware) e utensílios para copa e cozinha (kitchenware). Integrada à Gift Fair estava a D.A.D. (Decoração, artesanato e design) – que reuniu profissionais diretamente ligados a objetos de decoração, peças de design, artesanato e itens de uso pessoal. E teve ainda o espaço Novos Talentos, composto por artesãos, designers e pequenos empresários que estão começando seu negócio.


Um festival de estilos
Os produtos apresentados contemplaram uma ampla variedade de estilos. Peças clássicas e modernas, coloridas e sóbrias, rústicas e hi-tech, importadas e nacionais. E como um reflexo óbvio do mercado atual, os produtos chineses tomaram conta da feira, com uma participação significativa. Para contrabalançar essa força da indústria emergente, havia também uma boa amostra da habilidade manual dos artesãos da Índia, Nigéria e Indonésia, com trabalhos em fibras naturais como taboa, junco, ratã e até piaçava, além das pinturas rústicas e outras técnicas manuais como bordado em miçanga para revestir mesas e poltronas. Sim, uma trama feita com contas de bijuteria substitui um estofado tradicional.

Novo e natural
Seguindo essa linha do inusitado, aparece um material novíssimo que promete ser matéria-prima essencial em grandes criações: o bambu prensado. Apesar de ser o resultado de um processo industrial, o aspecto é bastante natural e permite que as peças confeccionadas com essa técnica fiquem muito leves, isto é, pesem quase nada, o que as torna muito práticas para o dia a dia. Detalhe: apesar de ser uma fibra natural, na essência e no visual, pode ser molhada sem riscos de danos.

Outro material frequente na feira, principalmente nos segmentos de copa, cozinha e mesa posta, foi o poliestireno translúcido, que visualmente parece um acrílico, mas os fabricantes e importadores fazem questão de afirmar que essa definição é incorreta. De fato, o material tem algo de mais sofisticado, durável e até mais transparente – se é que isso é possível.
Como a feira é fechada para o consumidor final, o UOL Casa e Imóveis selecionou alguns destaques do evento, que já estão ou chegarão em breve às lojas.

Gift Fair e D.A.D.
Data: de 14 a 17 de março de 2011
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Entrada: gratuita e restrita para profissionais da área, como arquitetos, designers, decoradores e lojistas
Informações: 0800-7733307 e www.giftfair.com.br