Topo

Arquitetos apresentam projetos nesta quarta no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo

Da Redação

12/04/2011 19h19

 

  • Marcelo Scandaroli / Divulgação

    Os arquitetos do escritório FGMF apresentam seu trabalho nesta quarta no Museu da Casa Brasileira. A partir da esquerda: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz

A partir da década de 1990 a arquitetura brasileira viu ressurgir de suas escolas alguns talentos que por fim vieram dar continuidade ao trabalho dos grandes mestres modernos, como Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.

Depois da abertura política do país, foi o aquecimento da economia que abriu frentes de trabalho para os arquitetos, em especial para os mais jovens e criativos.

Com dez anos de prática, o escritório FGMF Arquitetos se insere nessa segunda geração, formada durante a década de 1990 e com uma abordagem menos dogmática dos preceitos do Movimento Moderno.

Nesta quarta-feira, no Museu da Casa Brasileira, os três arquitetos que compõe a sigla FGMF – Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz –vão dar uma palestra, expondo ao público seus trabalhos, acertos e erros ao longo dessa primeira década de existência. Alguns projetos mais conhecidos do trio são a Casa Grelha e a Casa Natura, obras que serão apresentadas na palestra.

O escritório já foi diversas vezes premiado pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), revista "Arquitetura & Construção" (Ed. Abril) e já teve seus trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Em 2009 entrou para o "Architects Directory" como um dos promissores novos escritórios de arquitetura da revista britânica "Wallpaper".

Forte, Gimenes e Marcondes Ferraz estudaram juntos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Antes de formarem a sociedade, trabalharam em escritórios de arquitetura no Brasil e no exterior. Rodrigo Marcondes Ferraz e Fernando Forte são ainda colunista do UOL Casa e Imóveis, respondendo dúvidas de leitores na seção Tire suas Dúvidas – Arquitetura.

Serviço

Palestra: "FGMF - Investigações Arquitetônicas"
Data: 13 de abril, quarta-feira, das 20h às 22h
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705
Ingresso: R$ 25
Inscrições: www.arqbacana.com.br
Informações: (11) 3078-2906; e-mail arqtour@arqbacana.com.br