Casa e decoração

Espaço para jovens designers em Milão tem frescor e participação brasileira

Divulgação
A poltrona Balaio, de Sérgio J. Matos, feita com corda de rede e exposta no SaloneSatellite, evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão (18/04/2011) Imagem: Divulgação

DANIELA SALÚ

Enviada especial a Milão

18/04/2011 12h21

Parte integrante do Salão Internacional do Móvel, que terminou neste último domingo (17) em Milão, na Itália, o SaloneSatellite é o espaço dedicado a jovens designers no maior evento mundial da área. Participaram dele 700 designers e 20 faculdades das mais diversas partes do mundo, como Austrália, Chile, Finlândia, Lituânia, República Dominicana e Suíça.

O designer que integra o SaloneSatellite precisa apresentar um trabalho inédito a cada edição (a participação máxima é de três edições) e ter até 35 anos de idade. O resultado dessa exigência é um clima bem diferente do visto no restante do Salão Internacional do Móvel: mais descontraído, com várias turmas circulando animadamente, trocando ideias e dando uma força para o vizinho de estande quando ele precisa sair para resolver algo. O fato de ocupar o menor espaço de toda a feira, nos dois últimos pavilhões, que ainda são divididos com o SaloneUfficio, dedicado aos móveis de escritório, não tira o ânimo dos jovens designers, que mostraram disposição e otimismo com a expectativa de terem suas criações produzidas até o último dia do evento.

Três brasileiros estavam entre os participantes desta ala do Salão do Móvel. O paulistano Pedro Paulo Santoro Franco levou a coleção Kaos, integrada por quatro poltronas com a mesma base, mas diferentes roupagens, que poderiam ficar à mostra ou escondidas por meio de um fechamento com zíper. “Minha inspiração foi o caos de São Paulo, mostrando que o caos também pode ser criativo”, afirma o designer, que está pela segunda vez no Satellite e já teve seus produtos comercializados em Dubai e no Kwait após sua estréia no evento.

Natural de Mato Grosso, mas radicado em Campina Grande, na Paraíba, Sérgio J. Matos é outro representante brasileiro que participa pela segunda vez do evento, onde apresentou a poltrona Balão. A inspiração veio da festa junina, que tem uma forte importância cultural no nordeste do país. Confeccionada com a mesma corda utilizada em redes, a peça atraiu a atenção dos visitantes no Satellite. “Apareceram duas indústrias interessadas em produzir na Itália e uma no Brasil”, conta o designer. Matos aproveitou o evento também para exibir a sua poltrona Balaio, inspirada nos cestos de feira. Apresentada no ano passado, a peça ganhou destaque no jornal italiano “Corriere della Será” e, produzida por uma indústria no sul do Brasil, é atualmente comercializada em diversas localidades do país, como Rio de Janeiro, Aracajú, Recife, Fortaleza e São Luís.

Estreante no evento, o mineiro Olavo Machado Neto exibiu as criações da sua marca Cucampre com o grupo All Start, formado por designers de diferentes países. “É muito bom estar aqui, garante muito mais visibilidade ao trabalho, ainda mais para quem não está no eixo Rio-São Paulo”, afirma o participante. Neto levou para Milão vários produtos confeccionados em metal: o banco Ego, com linhas retas e cores vivas; a linha Build your Saints, formada pela silhueta de imagens religiosas estilizadas e intercambiáveis; as carrancas Scowl, um porta-chaves de parede modular e dois tabuleiros de jogos – para gamão e xadrez.

UOL Casa e Imóveis visitou o evento neste último domingo (17), dia em que o Salão Internacional do Imóvel fechou suas portas. Veja no álbum de foto a produção dos novos designers e acompanhe nos próximos dias mais destaques das novidades exibidas em Milão durante a semana que movimentou o mundo do design.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Casa e Decoração
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
BBC
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Blog Casa de Viver
Topo