Topo

Irmãos Campana criam instalação com 10 mil garrafas PET em mostra de móveis no RS

A obra teve a participação de donas de casa do bairro industrial e da equipe de limpeza de um shopping center da cidade gaúcha - Divulgação
A obra teve a participação de donas de casa do bairro industrial e da equipe de limpeza de um shopping center da cidade gaúcha Imagem: Divulgação

DAIANA DALFITO

Enviada especial a Bento Gonçalves

04/08/2011 21h38

Os irmãos e consagrados designers brasileiros Fernando e Humberto Campana criam uma instalação a partir da arrecadação de dez mil garrafas PET recolhidas após o uso. A obra está exposta na entrada da edição 2011 da Casa Brasil, feira de design e negócios realizada pelo Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), em Bento Gonçalves (RS).

A obra teve a participação de donas de casa do bairro industrial e da equipe de limpeza e manutenção de um shopping center da cidade gaúcha. Os colaboradores fizeram os recortes e a pré-montagem dos “cilindros” suspensos pensados pelos Campana.

A Casa Brasil

Realizada desde 2007, a Casa Brasil é, segundo seus organizadores, “um evento de design e negócios, com exposição de produtos contemporâneos de alto padrão para arquitetura e decoração, mostras culturais e seminários internacionais”. O evento vai de 2 a 6 de agosto em Bento Gonçalves.

Os Campana

Nascidos em Brotas, interior de São Paulo, Fernando e Humberto Campana são designers e trabalham com materiais inusitados em seus móveis e objetos, como as cordas que compõem a cadeira “Vermelha”, e as mangueiras de jardim da “Anêmona”. Com peças no catálogo de importantes empresas italianas do segmento de mobiliário, em junho os Campana ganharam uma exposição na primeira edição do Salão Design São Paulo, realizado em paralelo à São Paulo Fashion Week, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

A obra dos irmão também pode ser vista na mostra "Anticorpos", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Em novembro, a retrospectiva dos 20 anos de trabalho dos designers deve chegar a São Paulo.