Topo

Feira de utilidades domésticas, Abup Show apresenta as tendências que estarão nas lojas

A julgar pelo que foi exposto no evento, a tendência em decoração vem colorida e rebuscada;<br> a preocupação em demonstrar correção ecológica também se mantém em alta entre fabricantes - Fotomontagem / Divulgação
A julgar pelo que foi exposto no evento, a tendência em decoração vem colorida e rebuscada;<br> a preocupação em demonstrar correção ecológica também se mantém em alta entre fabricantes Imagem: Fotomontagem / Divulgação

ROSANE AUBIN

Colaboração para o UOL

27/08/2011 10h00

O23º Abup Show, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, de 24 a 27 de agosto, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, parece ter decretado o fim do clean, das peças discretas e dos beges e off whites. “Tudo está mais colorido e alegre, desde os potes para a cozinha até as panelas. Mesmo as empresas que trabalham muito com branco e vidro estão apresentando peças em cores mais vibrantes”, diz Cecília Rima Braz, diretora-presidente da Abup.

Os números também estão empolgando os organizadores do evento, que é exclusivo para lojistas e profissionais do setor. “Nos dois primeiros dias tivemos uma boa movimentação, os compradores estão animados.” A expectativa é de que o valor em novos negócios aumente em 10% em relação à primeira feira deste ano, que movimentou R$ 70 milhões. São 112 expositores, com público total previsto de 15 mil lojistas e profissionais da área. A Abup realiza duas feiras por ano, uma em março e outra em agosto.

Cozinha prática

A outra tendência forte que já vinha marcando edições anteriores e agora parece ainda mais consolidada é a preocupação com a sustentabilidade. Os produtos ecologicamente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis estão em quase todos os estandes. A Wall Art, por exemplo, apresenta uma nova linha de revestimento de paredes feita com bagaço de cana; a famosa marca italiana Bialetti lança novos produtos com processo de produção em baixas temperaturas, o que reduz a emissão de CO2 na atmosfera.

A praticidade dos produtos também é um destaque. A Prana, por exemplo, empresa que representa várias marcas de utensílios importados para cozinha, tem a linha Chef’s, composta de produtos que permitem ao cozinheiro realizar várias tarefas com apenas uma mão. Caso do moedor de pimentas, que funciona com um mecanismo pressão.