Casa e decoração

Conheça o Memorial do 11 de Setembro, que inaugura 10 anos depois dos atentados

Squared Design Lab / Divulgação
Perspectiva eletrônica simula vista aéra do National September 11 Memorial and Museum Imagem: Squared Design Lab / Divulgação

CAMILA VIEGAS-LEE

De Nova York para o UOL

10/09/2011 01h58

Uma cerimônia dedicada exclusivamente às famílias das vítimas dos ataques terroristas de 2001 e de 1993, com a presença do presidente americano Barack Obama, marca a inauguração do Memorial 11 de Setembro (ou 9/11 Memorial, em inglês) neste domingo em Nova York. Na segunda-feira, 12 de setembro, o memorial abre para o público geral. É preciso, no entanto, reservar passes gratuitos pelo site 911memorial.org para visitar o local.

 O memorial é formado por duas cascatas de 4 mil metros quadrados e quedas d’água de 9 metros, dispostas exatamente no ponto onde cada uma das torres gêmeas se erguia. As cascatas são rodeadas por um parque de 65 mil m²  – ou a metade do espaço original do World Trade Center – que deve abrigar 400 árvores até ser concluído, inclusive uma pereira que sobreviveu os ataques de 2001 e passou os últimos 10 anos se recuperando num viveiro.

 Ao redor das cascatas, parapeitos de bronze apresentam os nomes das 2.983 vítimas de 2001 e também as que foram mortas em um atentado anterior, em 1993. Os nomes não seguem uma ordem alfabética tradicional. Eles foram agrupados num jogo complexo de algoritmos por relacionamento: pessoas que trabalhavam juntas, amigos, familiares, e até pessoas com narrativas de vida semelhantes. Para localizar os nomes, é preciso visitar o site 911memorial.org ou os quiosques que serão instalados no parque.

Refletindo a ausência

 Segundo o arquiteto Michael Arad, sócio do escritório nova-iorquino Handel Arquitects, espaços públicos são vitais para a sociedade. "Às vezes vamos a esses locais para protestar, às vezes para celebrar... Isso é o que fizemos depois do 11 de setembro. Nos reunimos nesses espaços públicos para apoiar uns aos outros e encontrar uma razão. Espero que as pessoas possam fazer o mesmo nessa praça. Elas talvez venham sozinhas, mas elas nunca estarão sós nesse espaço."

 Arad venceu uma concorrência com 5.201 candidatos de 63 países com o projeto que ele chamou de "Refletindo a Ausência". No início, o design foi criticado por ser “pesado demais” e não diferenciar as vítimas civis das pessoas que morreram tentando ajudar, como bombeiros, policiais, paramédicos, entre outros. Arad redesenhou o projeto com a ajuda do paisagista Peter Walker, que incluiu o parque ao redor das cascatas como símbolo de vida e renascimento.

 "Tratei de construir o equivalente a um momento de silêncio. O visitante é quem vai decidir o que fazer com esse momento de silêncio. Mas poder proporcionar esse momento de descanso, de introspecção, foi muito importante para mim."

Reconstrução só termina em 2015

 A fachada do Museu projetado pelo escritório norueguês Snohetta e Aedas Architects também já está concluída. Mas o interior, com design gráfico de Thinc Design/Local Projects e exposições de David Layman, só será concluído em setembro do ano que vem. Além do museu, serão ainda inaugurados um edifício subterrâneo de sete andares e a plataforma final de trem e metrô, esta projetada pelo espanhol Santiago Calatrava.

 Outra atração do espaço são as torres 1, 2, 3 e 4 que estão sendo reconstruídas com novos projetos arquitetônicos de escritórios famosos e devem ser inauguradas aos poucos, até conclusão final da reconstrução, prevista para 2015. As torres 5 e 6 não foram demolidas. E a torre 7 ficou pronta em 2006 com design da Skidmore, Owings & Merrill (SOM). Hoje a torre 7 abriga os escritórios da Salomon Smith Barney, do American Express Bank Internacional, da Comissão de Valores Mobiliários e do Serviço Secreto americanos, entre outros.

 O SOM também é responsável pela torre 1 –One World Trade Center, que deve ser inaugurada em 2013. Os britânicos Foster + Partners estão trabalhando na torre 2 com data de inauguração marcada para 2011. Outro escritório britânico, o Rogers Stirk Harbour + Partners, desenhou a torre 3 que deve ser inaugurada em 2015. Por fim, os japoneses Maki and Associates devem finalizar a torre 4 até o fim de 2013.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Casa e Decoração
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
BBC
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Topo