Topo

50 anos de projetos são comemorados com o livro "A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini"

Complexo Rochaverá, projetado pelos arquitetos do escritório Aflalo & Gasperini, em São Paulo - Divulgação
Complexo Rochaverá, projetado pelos arquitetos do escritório Aflalo & Gasperini, em São Paulo Imagem: Divulgação

Da Redação

21/09/2011 07h00

O desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo nas últimas cinco décadas tem muitos traços criados pelas mãos dos arquitetos do escritório Aflalo & Gasperini. Essa história marcada por espigões é contada por Fernando Serapião nas 372 páginas do livro “A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini”, editado pela Paralaxe.

Na obra, o trabalho dos cinco sócios e dos 60 anos de produção é dividido em quatro fases: o início da sociedade de Plinio Croce e Roberto Aflalo; a formação da empresa dos três, com a inclusão de Gian Carlo Gasperini, em 1962; a entrada de Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman na equipe, e os dias atuais.

Assim, o livro que comemora os 50 anos de criação do escritório paulistano acaba por passear por outros dez anos de produções arquitetônicas anteriores e algo da experiência de vida de cada indivíduo antes de se tornar arquiteto.

Sem respeitar a cronologia, os projetos são citados por Serapião para ilustrar a forma, a técnica e o método de trabalho dos arquitetos, bem como para contar a história desses homens e da cidade que ajudaram a criar.

Serviço

“A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini”, de Fernando Serapião
372 páginas – 1ª edição
Editora Paralaxe, 2011
R$ 120