Casa e decoração

14ª Fiaflora Expogarden apresenta novidades técnicas e estéticas para jardins

Kátia Kuwabara/UOL
Estande do Ateliê Acatu e da Ninfa Flores na 14ª Fiaflora Expogarden, em São Paulo Imagem: Kátia Kuwabara/UOL

DAIANA DALFITO

Da Redação

24/09/2011 10h00

Com palestras e workshops, congresso e mostra de paisagismo e mais de 200 expositores, a 14ª edição da Feira Internacional de Paisagismo , Jardinagem, Lazer e Floricultura (Fiaflora Expogarden) apresenta oportunidades de negócios e divulgação de conhecimento sobre as áreas ligadas à jardinagem em São Paulo. 

No muito que há para ver, o apelo à beleza deve ganhar o olhar do visitante da Fiaflora Expogarden. Assim, mesmo que o foco seja investir em tecnologia para jardinagem, por exemplo, a mostra de paisagismo que reúne dez ambientes vale uma "espiada" atenta.

Diferentes entre si, os espaços se pautam por duas linhas mestras: o bem-estar e a sustentabilidade. Dos dez ambientes criados, dois se inspiram no Oriente, sete trazem referências diversas e um se reserva ao direito de não criar um espaço conceitual propriamente dito. Este último, que reúne o Ateliê Acatu e a Ninfa Flores, oferece ao visitante novos métodos de condicionamento ambiental e expressão artística, como o Grafite Verde que agrega um elemento das artes plásticas ao meio urbano e ao paisagismo convencional.

Novidades

Entre suportes, substratos, ferramentas e mimos como bebedouros de passarinhos e enfeites para o jardim, uma infinidade de espécies e equipamentos de irrigação e plantio é difícil escolher o que investigar primeiro. Em meio a tanta oferta, dois pequenos vasos ganharam notoriedade por suas formas.

O primeiro, um vaso para o cultivo de orquídeas chamou a atenção porque seu design, assinado pela artista plástica Carol Lamaita, respeita a fisiologia da planta. Com o nome "Respiro", o vaso, desenvolvido em cerâmica de alta temperatura, tem orifícios que permitem que a orquídea -  fixada pelo lado externo do objeto - com o tempo se agarre ao substrato contido no interior do recipiente.

Também para a utilização doméstica, os vasos "Greenbo", da Elgo Brasil, têm bases em "U" com "dentes" que se encaixam aos gradis e guarda-corpos de sacadas e varandas. Feitos em plástico reforçado, os objetos são uma proposta inteligente para a criação segura de pequenos jardins ou hortas.

A feira dura quatro dias, de 22 a 25 de setembro, e funciona das 12h às 20h no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A expectativa de público é de 30 mil visitantes entre comerciantes, distribuidores, paisagistas, arquitetos, jardineiros, decoradores e engenheiros agrônomos.

Serviço

14ª Fiaflora Expogarden
Quando: de 22 a 25 de setembro de 2011
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo/SP)
Informações: www.expogarden.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
BBC
do UOL
Casa e Decoração
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo