Topo

14ª Fiaflora Expogarden apresenta novidades técnicas e estéticas para jardins

Estande do Ateliê Acatu e da Ninfa Flores na 14ª Fiaflora Expogarden, em São Paulo - Kátia Kuwabara/UOL
Estande do Ateliê Acatu e da Ninfa Flores na 14ª Fiaflora Expogarden, em São Paulo Imagem: Kátia Kuwabara/UOL

DAIANA DALFITO

Da Redação

24/09/2011 10h00

Com palestras e workshops, congresso e mostra de paisagismo e mais de 200 expositores, a 14ª edição da Feira Internacional de Paisagismo , Jardinagem, Lazer e Floricultura (Fiaflora Expogarden) apresenta oportunidades de negócios e divulgação de conhecimento sobre as áreas ligadas à jardinagem em São Paulo. 

No muito que há para ver, o apelo à beleza deve ganhar o olhar do visitante da Fiaflora Expogarden. Assim, mesmo que o foco seja investir em tecnologia para jardinagem, por exemplo, a mostra de paisagismo que reúne dez ambientes vale uma "espiada" atenta.

Diferentes entre si, os espaços se pautam por duas linhas mestras: o bem-estar e a sustentabilidade. Dos dez ambientes criados, dois se inspiram no Oriente, sete trazem referências diversas e um se reserva ao direito de não criar um espaço conceitual propriamente dito. Este último, que reúne o Ateliê Acatu e a Ninfa Flores, oferece ao visitante novos métodos de condicionamento ambiental e expressão artística, como o Grafite Verde que agrega um elemento das artes plásticas ao meio urbano e ao paisagismo convencional.

Novidades

Entre suportes, substratos, ferramentas e mimos como bebedouros de passarinhos e enfeites para o jardim, uma infinidade de espécies e equipamentos de irrigação e plantio é difícil escolher o que investigar primeiro. Em meio a tanta oferta, dois pequenos vasos ganharam notoriedade por suas formas.

O primeiro, um vaso para o cultivo de orquídeas chamou a atenção porque seu design, assinado pela artista plástica Carol Lamaita, respeita a fisiologia da planta. Com o nome "Respiro", o vaso, desenvolvido em cerâmica de alta temperatura, tem orifícios que permitem que a orquídea -  fixada pelo lado externo do objeto - com o tempo se agarre ao substrato contido no interior do recipiente.

Também para a utilização doméstica, os vasos "Greenbo", da Elgo Brasil, têm bases em "U" com "dentes" que se encaixam aos gradis e guarda-corpos de sacadas e varandas. Feitos em plástico reforçado, os objetos são uma proposta inteligente para a criação segura de pequenos jardins ou hortas.

A feira dura quatro dias, de 22 a 25 de setembro, e funciona das 12h às 20h no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A expectativa de público é de 30 mil visitantes entre comerciantes, distribuidores, paisagistas, arquitetos, jardineiros, decoradores e engenheiros agrônomos.

Serviço

14ª Fiaflora Expogarden
Quando: de 22 a 25 de setembro de 2011
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo/SP)
Informações: www.expogarden.com.br