Topo

Festival de design de Londres tem quase 300 atrações; saiba mais sobre o evento

Em nove dias, o evento contou com mais de 280 mostras, lançamentos, palestras e festas organizadas pelas 200 organizões parceiras do London Design Festival - Fotomontagem/divulgação
Em nove dias, o evento contou com mais de 280 mostras, lançamentos, palestras e festas organizadas pelas 200 organizões parceiras do London Design Festival Imagem: Fotomontagem/divulgação

SIMONE CAPOZZI

Editora do UOL Casa e Imóveis

25/09/2011 10h00

Criado em 2003, o London Design Festival é um evento de grandes proporções que agita a cidade de Londres anualmente no mês de setembro. A edição de 2011, encerrada no domingo, 25/09, contou com mais de 280 eventos entre mostras, lançamentos de produtos, palestras e festas organizadas por entidades, empresas privadas, escolas e escritórios de design, tornando o festival um acontecimento não apenas cultural, mas também comercial.

O financiamento do Festival vem de uma soma de recursos públicos e privados. De acordo com a organização do evento, a prefeitura da cidade, assim como o Conselho para as Artes da Inglaterra, provêm parte dos fundos, mas aproximadamente 60% dos recursos vêm da iniciativa privada, através de patrocínio de projetos do Festival, mais uma pequena parcela de produtos e serviços ligados ao London Design Festival realizados ao longo do ano.

Em 2010, estima-se que o Festival atraiu cerca de 350 mil visitantes contabilizados entre o público geral, profissionais e estudantes de design, britânicos e estrangeiros.

Dentre as mostras, havia o design utilitário, como na feira 100% Design London, e o conceitual, com instalações que poderiam até ser consideradas “arte”.

Do ponto de vista funcional, provavelmente sob influência da persistente crise financeira, nota-se uma simplicidade que beira a austeridade. Linhas retas, pouco ou nenhum ornamento e madeira nua, aparecem frequentemente. Mas os designers conseguem, contudo, imprimir aos trabalhos uma boa dose de humor, e até de ironia, aos trabalhos.