Topo

Museu da Casa Brasileira, em SP, tem mostra de design dos países escandinavos

Da Vík Prjónsdóttir, cobertores da linha The Sealpelt (pele de foca, em tradução livre), feitos com lã de uma espécie de carneito típica da Islândia  - Divulgação
Da Vík Prjónsdóttir, cobertores da linha The Sealpelt (pele de foca, em tradução livre), feitos com lã de uma espécie de carneito típica da Islândia Imagem: Divulgação

Da Redação

08/11/2011 07h00

Aberta a partir desta terça-feira, 8 de novembro, a mostra "Prêmios do Design Nórdico" integra a série de eventos intitulada Invasão Nórdica", dedicados à cultura dos países escandinavos e promovida pelas embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e do Instituto Cultural da Dinamarca. A mostra também faz parte do programa oficial do Helsinki World Design Capital 2012 -ou Helsinque Capital Mundial do Design 2012.

O curador de "Prêmios do Design Nórdico" é o finlandês Kari Korkman, fundador e diretor da Semana de Design de Helsinque. Ele selecionou 16 paineis e 18 objetos que, segundo ele, representam os atributos tradicionais associados ao design nórdico: simplicidade, minimalismo, funcionalidade e preço acessível. "Novas características surgiram", diz Korkman, "o processo do design mudou um pouco, do designer individual para a equipe de design. A inovação contínua não é mais um processo de uma só pessoa, já que exige ampla variedade de habilidades profissionais".

Korkman dará ainda uma palestra, hoje, às 19h30, na loja Scandinavia Design, na qual vai falar sobre o programa oficial da Semana de Design de Helsinque e o conceito do The World Design Capital. É necessário fazer inscrições e as vagas são limitadas.

Serviço

"Premios do Design Nórdico"
Quando: 8 de novembro a 15 de janeiro
Onde: MCB - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Quanto: R$ 4 inteira, R$ 2 meia
Informações: 11 3032-3727 e  www.mcb.org.br
Para visitas orientadas, ligue 11 3032-2564 ou escreva para agendamento@mcb.org.br

Palestra de Kari Korkman
Quando: 8 de novembro, às 19hs30
Onde: Scandinavia Designs Concept Store - Rua Barão de Capanema, 559
Inscrições: pelo telefone (11) 3081-5158 ou pelo e-mail info@scandinavia-designs.com. Vagas limitadas