Topo

Quer suas plantas saudáveis e bonitas no verão? Veja dicas de especialistas

Em várias cores, a brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida) exibe toda a sua beleza no verão - Getty Images
Em várias cores, a brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida) exibe toda a sua beleza no verão Imagem: Getty Images

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 07h00

As temperaturas elevadas e o sol escaldante do verão podem até parecer agradáveis para algumas pessoas, mas para as plantas, definitivamente não são. De forma geral, as espécies vegetais exigem atenção especial nessa época do ano para se manterem saudáveis e bonitas. Os cuidados vão além do simples aumento da quantidade de regas. Poda adequada, solo nutritivo e ações para evitar o ataque de pragas também são necessários.

A paisagista e designer de exteriores Ivani Kubo explica que, durante o verão, as regas e adubações precisam ser mais frequentes, principalmente para as plantas que ficam diretamente expostas ao sol. Em algumas regiões mais áridas, pode ser necessária a rega duas vezes por dia, sempre pela manhã e à noitinha, quando a terra já esfriou.

“O solo precisa ser mantido úmido e as folhas devem ser molhadas para refrescar e retirar a poeira”, recomenda Ivani, lembrando que as plantas de interiores também podem sofrer na estação mais quente do ano. Por isso, além das regas normais, a dica é borrifar as folhagens com água em temperatura ambiente para refrescá-las. Em hipótese alguma a rega deve acontecer sob o sol forte, porque isso pode queimar e manchar as folhas.

A paisagista Marisa Lima destaca a importância de retirar as folhas secas que ficam nos vasos para facilitar a aeração do solo. “Quanto à adubação, ela é especialmente necessárias após as fortes chuvas de verão, que tendem a lavar o solo e levar embora todos os nutrientes da terra”, destaca.

Por causa da maior umidade e luminosidade, as plantas crescem mais rápido no verão e, consequentemente, requerem mais podas. Marisa conta que, mais do que apenas controlar o crescimento, os cortes garantem que os nutrientes sejam absorvidos e fortaleçam a plantinha, para que flores e folhas tomem forma mais rapidamente.  

Poda de verão: acerte na frequência

No caso das plantas utilizadas em topiaria e em cercas vivas como buxinhos e murtas, geralmente com crescimento constante e acelerado, a poda deve ser mensal durante o verão. Além delas, a grama também cresce com maior velocidade nesse período e, por isso, deve ser cortada mensalmente.

“No verão, mais do que nas outras estações, a frequência do corte é muito importante. Os efeitos da falta de poda tornam-se mais profundos e evidentes”, afirma Ivani Kubo. Segundo a paisagista, manter o gramado saudável e na altura correta das espécies estimula o adensamento, evitando a germinação das sementes de plantas daninhas que são dependentes da luz. Da mesma forma, evita que as ervas já enraizadas – e indesejadas -, produzam sementes e se multipliquem.

Pragas: como prevenir e cuidar

Por ser uma época muito úmida, o verão também é muito propício ao aparecimento de pragas, como pulgões, cochonilhas, joaninhas e fungos. Para prevenir esses problemas, é necessário remover constantemente as tais ervas daninhas, bem como folhas e flores murchas ou secas. Também é importante manter a boa ventilação do ambiente em torno da planta.

Caso você identifique sinais de doença ou praga, o procedimento imediato é isolar o vaso. Depois disso, deve-se remover as partes afetadas. “Se ainda assim o ataque persistir, uma alternativa é aplicar produtos específicos para cada tipo de problema, lembrando que esses produtos são tóxicos e devem ser ministrados de acordo com as instruções do fabricante”, ressalta Ivani.

A pulverização de algumas receitas caseiras, como calda de fumo (feita com a mistura de fumo de corda, álcool hidratado e água fervente) também pode surtir efeito, especialmente no combate de pulgões e cochonilhas.