Topo

Mais que "limpinhos", banheiros se transformam em vedetes da casa

Banheiro com 22 m² assinado pela designer de interiores Giseli Koraicho, da Infinity Spaces - Alexandre Dotta/Divulgação
Banheiro com 22 m² assinado pela designer de interiores Giseli Koraicho, da Infinity Spaces Imagem: Alexandre Dotta/Divulgação

Silvana Maria Rosso

Do UOL, em São Paulo

11/01/2012 17h01

Os banheiros estão se tornando ambientes da casa cada vez mais nobres, nos quais as pessoas andam investindo - e muito! - em acabamentos de qualidade, tecnologia e detalhes de alto luxo.

Antigamente, o espaço era pouco decorado e mais focado na higiene. "Hoje, os banheiros são salas de banho, com TVs, chuveiros com cromoterapia ou banheiras espetaculares e interagem com o usuário através da tecnologia. Acabamentos como mármore, silestone e pastilhas com combinação de cores variadas são muito usados e agregam sofisticação ao ambiente", diz a arquiteta Jóia Bergamo.

Mercado em expansão, a cada dia aparece um novo material dedicado ao banheiro. Um exemplo são os cimentícios antiderrapantes que além de serem mais estéticos, pois não necessitam de junta e são oferecidos em diversas cores, são mais seguros e sustentáveis. Outra novidade são os porcelanatos "slim", também antiderrapantes.

Atualmente, conforme aponta a arquiteta Anna Maria Rezende, coordenadora do curso de design de interiores da Faculdade Anhembi Morumbi, os arquitetos têm escolhido revestimentos antes incomuns para esse ambiente, como papel de parede, madeira e texturas.

Também, agora, muitos projetos indicam a impermeabilização só para as áreas molhadas. "Coisa que antes não era muito aceita", afirma Anna. Além disso, elementos decorativos como quadros e mobiliários de design entraram nos banheiros, tratados como área nobre.

Bonitos e funcionais

De qualquer forma, a funcionalidade continua sendo uma preocupação. Por isso, bacias e gabinetes suspensos estão em alta, pois "facilitam a higiene", explica Anna. Já pensando na individualização das funções, é comum banheiros de casal possuírem duas cubas, dois chuveiros e até dois sanitários, estes últimos muitas vezes separados do resto do espaço em cabines.

Mas cuidado! Antes de executar o projeto do seu banheiro e pensar naquele detalhe deslumbrante, garanta a sua funcionalidade imaginando toda a rota que fará através dele, ensina Anna: "Quando entro, tiro a roupa e ponho onde? Onde vou colocar o xampu, quantos são os xampus? Tem espaço suficiente, como vou conseguir me mexer?"

Pensada a organização dos elementos principais, seja o ambiente grande ou pequeno, luxuoso ou simples, o que mais importa é que você se sinta bem e relaxado em seu banheiro.

Feng shui

Uma das técnicas que pode ajudar a harmonizar o ambiente é o feng shui. Para isso, a designer de interiores Mon Liu, especializada no assunto, assinala algumas dicas e as relações entre o espaço e a nossa vida:

- As tampas do assento sanitário e do lixo devem permanecer fechadas;

- Se não houver ventilação suficiente no espaço, deixe a porta sempre aberta;

- Segundo o feng shui, os banheiros têm relação com nossa parte sexual, então, preferencialmente, mantenha-os limpos, atraentes e com novidades;

- Use toalhas segundo a cor que promova equilíbrio na área necessária. Por exemplo: verde para quem está com problemas de saúde; rosa para melhorar a autoestima ou encontrar um amor; necessidade de relacionamentos mais quentes pedem toalhas vermelhas; pessoas estressadas vão gostar de azul e para quem necessita mudar de atitudes, mas é resistente, uma solução é apelar para tonalidades como lilás turquesa e berinjela.

- Conserte bacias sanitárias que estão soltas ou quebradas; os defeitos denotam problemas na vida sexual;

- Entupimento pode indicar que o dono do ambiente tem apego por algo. Avalie, resolva a obstrução do encanamento e desapegue-se;

- Vazamentos na tubulação hidráulica podem indicar dinheiro indo para onde não precisa, ou que o usuário está com problemas emocionais. Assim como os entupimentos, são um alerta;

- Problemas na rede elétrica do banheiro (queima muita lâmpada, dá choque elétrico) podem mostrar disfunções do sistema nervoso ou de comunicação. Fique atento.