Topo

Apartamento do Brooklyn, em Nova York, faz o velho parecer cada vez mais novo

A aposentada Aya Yamanouchi Lloyd renovou seu apartamento no Brooklyn, em Nova York, com a ajuda do estúdio Nightwood  - Trevor Tondro/The New York Times
A aposentada Aya Yamanouchi Lloyd renovou seu apartamento no Brooklyn, em Nova York, com a ajuda do estúdio Nightwood Imagem: Trevor Tondro/The New York Times

Elaine Louie

Do New York Times, em Nova York

10/02/2012 07h00

Aya Yamanouchi Lloyd conheceu o casal de designers Nadia Yaron e Ry Scruggs, donos do estúdio Nightwood, na primavera de 2010.

Aya, que tem hoje 61 anos, queria redecorar sua casa no Brooklyn, em Nova York, e, ao entrar na loja de doces Nunu Chocolates, ela notou um espelho que combinaria perfeitamente com o sofá branco que havia acabado de comprar. Manchado, o carvalho da moldura exibia uma bela aparência envelhecida.

Um dos donos da loja lhe disse que o objeto havia sido desenhado pela Nightwood e lhe deu o telefone da empresa.

Aya, uma advogada aposentada que tem duas propriedades no Brooklyn (e vive no primeiro andar de uma delas), marcou uma reunião com os designers e lhes pediu que fizessem um espelho para sua casa. Além disso, adquiriu uma chaise restaurada e revestida de musseline, por US$ 1.200.

Alguns meses depois, os inquilinos se mudaram deixando vago o piso superior da casa. Aya resolveu incorporar o espaço e contratou a Nightwood para decorá-lo. Ela queria criar um espaço agradável para receber visitas. “Eu pensei em um ambiente que fosse aconchegante e confortável, sem ser enfeitado”, conta ela.

Primeiro trabalho

A Nightwood nunca tinha decorado uma casa inteira. Com 102 m², o imóvel da advogada seria sua primeira experiência e as designers Nadia Yaron e Ry Scruggs começaram o trabalho planejando quais móveis seriam necessários para a cozinha, a área de lazer e o escritório. Foi feito um orçamento de US$ 30.000.

  • Trevor Tondro/The New York Times

    Cada um dos banquinhos da mesa de centro da sala foi decorado com um diferente tipo de tecido

A chaise que Aya havia acabado de comprar foi reformada e transformada no objeto central da sala.

Nadia Yaron é a artista que cria as almofadas e forros do estúdio Nightwood, tingindo-os com chá, índigo e extrato de romã. Ela cobriu a parte traseira da chaise com linho, o assento com veludo champanhe e as almofadas com sarja cinza, deixando visíveis as tachas do tecido.

“Todas nós gostamos do visual, principalmente a camada de baixo e o tecido de juta ao lado das tachas”, conta Aya. Para quem olha de perto, é possível ver os pontos irregulares dados por Yaron, que fez todo o trabalho à mão.   

O aconchêgo do antigo

A designer Ry Scruggs renovou velhos objetos, pintando-os com cores suaves e fazendo-os parecer desbotados. Ela também criou novos objetos, mas deixou todos com cara retrô.

Ao lado da chaise foi colocada uma mesinha de centro, doada por um amigo que sabia que as designers iriam recuperar o móvel. Elas renovaram as pernas da mesa e substituíram o tampo de mármore por um tampo laminado, deixando o objeto com uma aparência delicada e chamativa.   

Também foi projetado um espaço extremamente luminoso e cheio de móveis de estilo retrô, todos cobertos com tecidos de tons pastéis.  

O trabalho do estúdio Nightwood mostra que tudo pode ser consertado e ganhar nova vida.