Topo

Temporada de chuvas agrava infiltrações; especialistas recomendam ações rápidas

Paredes e forro danificados por vazamento e infiltração de água. Com as chuvas, problemas se agravam - Isadora Brant / Folhapress
Paredes e forro danificados por vazamento e infiltração de água. Com as chuvas, problemas se agravam Imagem: Isadora Brant / Folhapress

Diego Molina

Do UOL, em São Paulo

11/03/2012 11h00

Infiltração é coisa séria. Quando menos se espera, lá está a parede cheia de bolhas na pintura, o rodapé ou o piso de madeira começando a escurecer ou, muito pior, as fundações abaladas. Tempo úmido e chuvas constantes, comuns em grande parte do Brasil ao longo do verão, fazem com que o problema cresça e se agrave. Por isso, é preciso tomar atitudes rápidas que, se bem executadas, são definitivas para solucionar essa dor de cabeça.

“No verão, em particular, existe mais umidade no ambiente devido ao aumento das chuvas, o que piora alguns problemas em imóveis que não foram construídos adequadamente”, alerta o engenheiro civil Marcelo Chaves Zago, que é especialista em impermeabilização e reforço estrutural.

Outra questão que vem se agravando é que nem sempre a tubulação suporta o montante de água. “Nos últimos anos, estão ocorrendo fortes chuvas em um curto período de tempo. Muitas redes de águas pluviais existentes em prédios mais antigos não possuem vazão suficiente para escoar toda essa quantidade de água e transbordam”, alerta o engenheiro civil.