Topo

Saiba como organizar um apê com até 50 m² e ganhe em personalidade e espaço

As prateleiras são uma saída para aproveitar os espaços nas paredes da sala e da cozinha; invista - Fran Parente/Divulgação
As prateleiras são uma saída para aproveitar os espaços nas paredes da sala e da cozinha; invista Imagem: Fran Parente/Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

28/06/2012 07h00

Como escolher a mobília, aproveitar o espaço e ainda organizar tudo em casas compactas? As dúvidas são muitas quando se mora em um apartamento de até 50 m², por isso, às vezes é preciso repensar as fórmulas para decorar e adequá-las aos espaços cada vez menores.

A maior dificuldade é conseguir colocar tudo de que se necessita para viver com conforto em apenas 50 m². Para a arquiteta Andréa Parreira, esta tarefa pode ser comparada a montar um quebra-cabeça. Por isso, é preciso priorizar os ambientes de acordo com as necessidades de quem irá morar no apartamento. Com planejamento, é possível fazer com que tudo se encaixe.

A decoração dos ambientes deve estar alinhada à organização dos objetos. As “house organizers” Cristina Fonseca e Maria Bernadete Mininel, da Cris & Dete Arrumação, recomendam não acumular objetos sem uso em casa. Organize e mantenha, em seus 50 m², aquilo que realmente tem utilidade.

Planeje e decore

- Integrar os espaços como a sala e cozinha nem sempre é uma boa opção. Não se esqueça que, ao integrar, se perde uma parede que às vezes pode ser essencial para a disposição dos móveis. Cada caso é um caso, por isso, vale pedir a assessoria de um arquiteto ou decorador.

- Para o máximo aproveitamento dos ambientes, a dica é que os móveis sejam feitos sob medida. Mas antes de escolher a mobília, estude a planta do apartamento. Na sala de estar, se optar por um sofá, esteja atenta ao tamanho e modelo e sempre meça o espaço disponível -considerando folgas- antes de comprar as peças. Os pufes são uma alternativa para economia de espaço, têm fácil mobilidade e permitem arranjos de “última hora”. Na sala de jantar, é possível utilizar um tipo de mesa dobrável ou reclinável (presa na parede) que economiza preciosos centímetros.

- Tome cuidado com as listras. Seu uso pode ampliar o espaço, mas em alguns casos, achatam o ambiente, além de correr o risco de criar uma decoração poluída e visualmente cansativa. Uma alternativa pode ser aplicar esse padrão pontualmente em objetos ou revestir apenas uma parede.

  • Daiana Dalfito/ UOL

    Estante "Faceta", da M ao quadrado, por José Marton. O móvel permite multiplas formatações

- Amplie o espaço com o uso de espelhos e cores claras. Na hora de comprar as cortinas, as transparentes são mais indicadas, porque não perdem o efeito "expansivo" da luminosidade, um fator importante em ambientes pequenos.

Ganhe espaço

- No quarto, as camas com “gavetões” ou baús embutidos são uma ótima ideia para garantir mais espaço para guardar tanto a roupa de cama como os edredons ou travesseiros. Caso não disponha destes “gavetões”, não utilize o espaço sob a cama, porque não é visualmente bonito e ainda dificulta a limpeza. Outra opção são as camas com baús na cabeceira ou peseira que, além de funcionais, decoram o ambiente.

- Ainda no quarto, para fazer caber todas as roupas no guarda-roupa pequeno, uma dica são os acessórios de organização para closet. Os sacos multiuso, em TNT, com visor, reduzem o volume das roupas e facilitam na hora de procurar a peça. O mesmo recurso pode ser empregado para guardar os sapatos.

- As prateleiras são uma saída para aproveitar os espaços nas paredes e podem ser colocadas na sala, no quarto, no banheiro ou na cozinha. Mas atenção: não utilize muitas, porque o recurso pode “fechar” o ambiente. Na cozinha, por exemplo, as prateleiras podem acomodar os utensílios de uso constante e os potes para mantimentos. Também vale optar por deixar à mostra os elementos mais bonitos, que organizam e embelezam.

- No banheiro, além do gabinete, use a parte interna da porta para instalar suportes de organização como cabideiros para pendurar roupões e toalhas ou organizadores para secador e chapinha.

* Consultoria: Andréa Parreira – arquiteta - ,Cristina Fonseca e Maria Bernadete Mininel – personal organizers