Decoração de ambientes

Saiba como organizar um apê com até 50 m² e ganhe em personalidade e espaço

Fran Parente/Divulgação
As prateleiras são uma saída para aproveitar os espaços nas paredes da sala e da cozinha; invista Imagem: Fran Parente/Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

28/06/2012 07h00

Como escolher a mobília, aproveitar o espaço e ainda organizar tudo em casas compactas? As dúvidas são muitas quando se mora em um apartamento de até 50 m², por isso, às vezes é preciso repensar as fórmulas para decorar e adequá-las aos espaços cada vez menores.

A maior dificuldade é conseguir colocar tudo de que se necessita para viver com conforto em apenas 50 m². Para a arquiteta Andréa Parreira, esta tarefa pode ser comparada a montar um quebra-cabeça. Por isso, é preciso priorizar os ambientes de acordo com as necessidades de quem irá morar no apartamento. Com planejamento, é possível fazer com que tudo se encaixe.

A decoração dos ambientes deve estar alinhada à organização dos objetos. As “house organizers” Cristina Fonseca e Maria Bernadete Mininel, da Cris & Dete Arrumação, recomendam não acumular objetos sem uso em casa. Organize e mantenha, em seus 50 m², aquilo que realmente tem utilidade.

Planeje e decore

- Integrar os espaços como a sala e cozinha nem sempre é uma boa opção. Não se esqueça que, ao integrar, se perde uma parede que às vezes pode ser essencial para a disposição dos móveis. Cada caso é um caso, por isso, vale pedir a assessoria de um arquiteto ou decorador.

- Para o máximo aproveitamento dos ambientes, a dica é que os móveis sejam feitos sob medida. Mas antes de escolher a mobília, estude a planta do apartamento. Na sala de estar, se optar por um sofá, esteja atenta ao tamanho e modelo e sempre meça o espaço disponível -considerando folgas- antes de comprar as peças. Os pufes são uma alternativa para economia de espaço, têm fácil mobilidade e permitem arranjos de “última hora”. Na sala de jantar, é possível utilizar um tipo de mesa dobrável ou reclinável (presa na parede) que economiza preciosos centímetros.

- Tome cuidado com as listras. Seu uso pode ampliar o espaço, mas em alguns casos, achatam o ambiente, além de correr o risco de criar uma decoração poluída e visualmente cansativa. Uma alternativa pode ser aplicar esse padrão pontualmente em objetos ou revestir apenas uma parede.

  • Daiana Dalfito/ UOL

    Estante "Faceta", da M ao quadrado, por José Marton. O móvel permite multiplas formatações

- Amplie o espaço com o uso de espelhos e cores claras. Na hora de comprar as cortinas, as transparentes são mais indicadas, porque não perdem o efeito "expansivo" da luminosidade, um fator importante em ambientes pequenos.

Ganhe espaço

- No quarto, as camas com “gavetões” ou baús embutidos são uma ótima ideia para garantir mais espaço para guardar tanto a roupa de cama como os edredons ou travesseiros. Caso não disponha destes “gavetões”, não utilize o espaço sob a cama, porque não é visualmente bonito e ainda dificulta a limpeza. Outra opção são as camas com baús na cabeceira ou peseira que, além de funcionais, decoram o ambiente.

- Ainda no quarto, para fazer caber todas as roupas no guarda-roupa pequeno, uma dica são os acessórios de organização para closet. Os sacos multiuso, em TNT, com visor, reduzem o volume das roupas e facilitam na hora de procurar a peça. O mesmo recurso pode ser empregado para guardar os sapatos.

- As prateleiras são uma saída para aproveitar os espaços nas paredes e podem ser colocadas na sala, no quarto, no banheiro ou na cozinha. Mas atenção: não utilize muitas, porque o recurso pode “fechar” o ambiente. Na cozinha, por exemplo, as prateleiras podem acomodar os utensílios de uso constante e os potes para mantimentos. Também vale optar por deixar à mostra os elementos mais bonitos, que organizam e embelezam.

- No banheiro, além do gabinete, use a parte interna da porta para instalar suportes de organização como cabideiros para pendurar roupões e toalhas ou organizadores para secador e chapinha.

* Consultoria: Andréa Parreira – arquiteta - ,Cristina Fonseca e Maria Bernadete Mininel – personal organizers

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Vírgula Comportamento
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
Harper's Bazaar
Topo