Decoração de ambientes

Sem desperdício: veja dicas para aproveitar o espaço debaixo da escada

Fran Parente/ Divulgação
Sob o vão da escada, o arquiteto Rogério Perez compôs um espaço zen, com destaque ao jardim de inverno Imagem: Fran Parente/ Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

04/10/2012 07h04

O espaço debaixo da escada, num primeiro momento, parece tão pequeno e limitado que deixá-lo vazio soa como a melhor escolha. Porém, há diversas possibilidades que permitem transformar os poucos metros quadrados em um cantinho bonito e exclusivo, além de utilitário em alguns casos. As soluções podem ser funcionais como um espaço de estudo ou simplesmente decorativas, caso dos jardins de inverno. 

Estude o espaço

Praticamente todos os tipos de escada admitem que o espaço logo abaixo delas seja utilizado, até mesmo a caracol – basta existir um vão livre. Mas antes de executar sua ideia, planeje bem. Não há restrições para decorar o local, porém esteja atento a detalhes como o estilo/inclinação da escadaria e a altura entre o piso e os degraus. Como normalmente este é um lugar pouco extenso, um profissional pode orientar na criação de um ambiente personalizado e com uma função utilitária, caso este seja o desejo.

Sob os degraus

Os arquitetos Andréa Parreira, Camila Klein e Rogério Perez apresentam soluções criativas e funcionais para investir na decoração deste espaço; veja:

- Os armários, bibliotecas, bares e nichos para TV são boas opções para tomar este espaço – desde que não seja usado como passagem. Para adequar perfeitamente qualquer mobília ao local, o ideal é contratar um marceneiro e investir em um serviço sob medida. “Tudo precisa ser desenhado para aproveitar cada milímetro e deixar a composição das peças harmoniosa”, explica Perez.

  • Bruno Netto/ Divulgação

    Sob a escada, a arquiteta Camila Klein propôs um bar que inclui um nicho para adega

- Com criatividade, é possível ambientar um cantinho de relaxamento ou estudo. Para criar um "espaço zen", Klein sugere colocar almofadas do tipo futon sobre decks; uma bancada planejada e uma cadeira de escritório são itens essenciais para um pequeno home office. Nesses casos, não se esqueça de projetar uma iluminação adequada, porque o ambiente sob a escada costuma ter menos luminosidade natural, mesmo que a estrutura seja leve e arejada.

- Por que não expor aquela coleção tão adorada de CDs? Para esta função, você pode usar nichos irregulares planejados. Se quiser colocar livros, projete prateleiras sob medida, mas calcule bem o tamanho para não sobrecarregar o local. E a coleção de moedas? Faça quadros e exiba suas raridades como obras de arte, criando uma pequena galeria na parede abaixo da escada.

- Para realçar o novo ambiente, troque a cor da parede debaixo da escada. As cores neutras estão liberadas porque oferecem amplitude ao local. Já os tons escuros podem até ser usados, mas saiba que tendem a diminuir o espaço, por isso, pense bem antes de aplicá-los. Matizes intensos vão bem com algum estilos de decoração, se sua casa é moderna, que tal usar quadros sobre a tinta vermelha, rosa choque, azul ou amarelo?

- Como forma de delimitar o espaço, uma alternativa é usar papeis de parede. “Tome cuidado com a cor ou estampa escolhida, pois algumas podem achatar e fazer com que o ambiente pareça menor”, salienta Parreira.

- Se a escada fica na sua sala de jantar, é uma boa opção utilizar o espaço para colocar uma adega ou um móvel para guardar louças e copos. Caso a metragem seja suficiente, que tal expandir a ideia da adega e fazer um pequeno bar, composto por um móvel planejado e decorado com bandejas, copos, adega incorporada ou cooler?

- Se a escada está junto à sala de estar, o espaço sob a estrutura pode ser pensado como uma estante de livros, um nicho para peças decorativas ou ainda, se for um pouco maior, para o equipamento de home theater.

- O espaço sob escadas localizadas no estar pode receber jardins de inverno que deixam o local mais bonito e agradável. “Um espelho d’água, com plantas aquáticas, também oferece um ótimo efeito”, diz Perez. Para as duas sugestões, certifique-se de que o piso ficou bem impermeabilizado para se protegê-lo de problemas com infiltrações.

- Colecionadores de arte podem ocupar os delimitados metros quadrados sob a escada com uma escultura de grande porte. Outras opções menos "cult" são cachepôs suntuosos ou quadros vivos, conhecido também como jardins verticais, suspensos na parede.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Vírgula Comportamento
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
Harper's Bazaar
Topo