Decoração de ambientes

Homem solteiro procura... tecnologia, praticidade e conforto na decoração

Divulgação
Adriana Noya projetou uma adega integrada a uma sala de jogos, para um admirador de vinhos Imagem: Divulgação

Rosangela de Moura

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 07h01

A tecnologia - aliada à praticidade e ao conforto - é a principal exigência dos homens quando passam a morar sozinhos e investem na decoração da casa. Particularmente vaidosos, querem também ambientes bonitos e bem arrumados para receber os amigos. E quem pensa que eles não sabem o que comprar está enganado.

Segundo a arquiteta Marina Dubal, os homens estão atentos às principais novidades do mercado, buscam a união das tecnologias mais avançadas com design e praticidade. “O maior investimento tende a ser com o home theater conjugado ao equipamento de som. A qualidade da imagem e o bom funcionamento desses aparelhos costumam ser exigências comuns”, revela.

A exploração dos dotes culinários também é um dos fatores que orientam a montagem do novo lar masculino: “a cozinha ganha uma atenção especial e é frequente a opção por bancadas de refeição integradas com a sala de estar e espaços de cocção que interajam com outros ambientes”, explica Dubal.

Funcional, por favor!

A designer de interiores Cristina Barbara lembra que funcionalidade é o que todos os homens pedem. Dessa forma, opina, os recursos tecnológicos das peças são mais importantes do que a sua beleza estética na decoração. “O argumento de que uma peça deve ser usada apenas para compor o espaço não basta. Para eles, é necessária a função prática”, declara.

Barbara aponta que detalhes em aço escovado e metal traduzem o gosto médio do público masculino, assim como madeira com aspecto natural. Nas paredes e estofados, tecidos e papel de parede com listras e xadrez miúdo substituem as estampas e os bordados, constantes do universo feminino.

Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil, conta que são poucos os clientes que ousam e permitem inserir cores nos ambientes. “Apesar de a decoração masculina ser mais sóbria e minimalista, detalhes que valorizem o projeto são bem recebidos”, avalia a designer.

Cinzento, mas nem tanto

Cinza, preto, branco e azul são os matizes mais usados. “A maior tendência ainda é o cinza, revelado no concreto aparente com a interferência de cores mais fechadas como o azul escuro e o berinjela - que aparecem bastante - principalmente em apartamentos reformados com vigas aparentes. Tais tons dão o aspecto urbano e contemporâneo aos espaços”, ressalta Kreutzer.

O uso da cor em uma das paredes do cômodo ou em móveis que se destacam em contraste com o concreto ou na prata envelhecida - e mesmo dividindo ambientes – é aconselhável, desde que os materiais sejam fáceis de limpar e tenham acabamento com pouco brilho.

Entre revestimentos para pisos e paredes, cerâmicas e o porcelanatos com aspecto de concreto ou de madeira são os preferidos. E, enquanto detalhes nos forros e molduras perdem espaço no teto, rodapés baixos e discretos crescem na preferência. Também pela praticidade, as persianas são as eleitas na hora de vestir as janelas e as portas de acesso à varanda.

João Segatto, presidente da loja de móveis planejados que leva seu sobrenome, disse que os homens são práticos e seguros na escolha do closet e dos armários da casa: “gostam de tudo muito clean e com fácil localização, não perdem muito tempo decidindo os detalhes. Normalmente chegam já sabendo o que querem, com as medidas, a quantidade de gavetas, sapateiras e prateleiras que desejam ter. Preferem utilizar tons neutros como cinza, branco ou ‘barbante’, combinados a acabamento em pintura automotiva, vidros e acrílico”.

Sonhos de consumo

De acordo com a arquiteta Adriana Noya, o sonho de consumo do homem é ter uma adega integrada a uma sala de jogos e uma garagem decorada para abrigar o veículo e receber os amigos. “O projeto de iluminação, que valoriza o ambiente, entra na lista de prioridades”, comenta.

Noya destaca ainda que o conforto de um sofá com grande profundidade - de preferência para deitar - e um televisor de tela ampla são indispensáveis. “O homem também prefere comprar eletrodomésticos multiuso, como forno integrado ao micro-ondas ou máquina de lavar e secar que já vem com depósito para sabão e amaciante. E, acredite, uma máquina de gelo é tão importante quanto uma cafeteira para expresso”, afirma.

Atualmente há roupas de cama, mesa e banho produzidas visando ao público masculino. A gerente de desenvolvimento de produto da Döhler, Elisabeth Döhler, conta que a empresa está atenta a soluções de vanguarda para atender às novas demandas. “Os homens buscam especialmente preço, qualidade e praticidade. E preferem cores neutras, listras e xadrezes para estampar roupões, colchas, lençóis, toalhas, cortinas e até tecidos para decoração de paredes e de almofadas”, garante.

A gerente diz ainda que o aumento do consumo de produtos de cama, mesa e banho pelo público masculino triplicou nos últimos seis anos. “Segundo pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), em 2006, eles representavam 6% dos consumidores do segmento. Neste ano, o número subiu para 18%”, compara. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Vírgula Comportamento
Topo