Topo

Especialistas orientam como preparar a casa para as festas e receber bem

Planejamento e atenção aos detalhes deixam o ambiente bonito e confortável para as festas de fim de ano - Lumi Mae/UOL
Planejamento e atenção aos detalhes deixam o ambiente bonito e confortável para as festas de fim de ano Imagem: Lumi Mae/UOL

Isabela Noronha

Do UOL, em São Paulo

14/12/2012 07h02

A noite de Natal e o almoço do dia 25 - ao contrário do Réveillon -  costumam ganhar os contornos de festas mais íntimas, para pessoas queridas como familiares e amigos próximos. Mas esse caráter reservado não denota que a ocasião inspire menos cuidados em sua organização. "Apesar de ser entre família ou amigos, a ceia de Natal é mais alinhada, mais requintada", afirma a cenógrafa e decoradora Renata Chapchap.

Assim, quem vai receber e celebrar em casa precisa planejar. Sem muita complicação ou pompa, mas com um pouco de atenção aos detalhes, é possível deixar qualquer ambiente bonito, confortável e no clima certo para inspirar os convidados – afinal, é hora de festejar o ano que vai terminando e tomar fôlego para o que vem por aí. Acompanhe as dicas do UOL Casa e decoração e veja como preparar a sua casa para a festa dos dias 24 e 25 de dezembro e para a virada no dia 31:

Festa farta e sem desperdício

  • Raquel Guedes/Folhapress

    Chefs ensinam a calcular a quantidade
    correta de comida para a ceia, clique e confira!


- Calcule o número de convidados

Uma festa confortável comporta no máximo duas pessoas por metro quadrado. “Em uma sala de estar com 15 m², considerando as dimensões-padrão dos móveis, cabem dez pessoas,” diz Cristine Stuermer Coli, coordenadora de Design de Interiores do IED (Istituto Europeo di Design). A lista ultrapassou um pouco o tamanho ideal? Simples! Abra mais espaço nas áreas sociais guardando alguns móveis.

Retire aqueles itens que não serão aproveitados durante a festa, como mesas de centro muito baixas e revisteiros, e guarde-os no quarto de empregada. De toda forma, não exagere: “Casa tem que ter cara de casa,” diz a decoradora de eventos Letícia Alencar. Assim, se o número de convidados exceder muito o espaço disponível no apartamento ou casa, considere outras opções, como alugar o salão de festas do condomínio ou um espaço para eventos.

- Distribua as cadeiras pela sala

Se a ceia não se restringir a poucas pessoas, deixar as cadeiras em volta da mesa de jantar tende a dificultar a circulação dos convidados, que ficarão naturalmente concentrados ali, pela disposição dos comes e bebes. Para solucionar a falta desses assentos, crie “mini-salas de estar”. “Junte uma poltrona, um sofá de dois lugares, uma cadeira e pronto: você criou um local para quatro pessoas,” sugere Coli.

O ideal é oferecer assentos para pelo menos 50% dos convidados. Para aproveitar melhor o espaço, use pufes ou banquinhos, que podem ser alugados em lojas de festa, são facilmente transportáveis e não ocupam muito espaço.  

- Retire excessos dos móveis

Deixe o mínimo de objetos nas mesas laterais, de centro e estantes. Ficam enfeites temáticos, como bonecos do Papai Noel e vidros cheios de bolas coloridas, e saem vasos de cristal, por exemplo. Quem espera receber crianças deve redobrar esse cuidado e retirar do alcance dos pequenos tudo o que for frágil e quebrável.

Evite, também, colocar faixas e balões nas paredes: esses recursos dão peso aos espaços, além de causar possíveis estragos ao acabamento e à própria celebração. “Eles podem cair no meio da festa, sobre os convidados, a comida ou as velas ou descascar parte da pintura quando forem retirados”, ressalva Coli.

- Aproveite o jardim também

“Colocando um bar do lado de fora, você força a circulação dos convidados”, orienta Chapchap. Se tiver espaço na varanda, jardim ou terraço, monte ali uma ou duas mesas para os convivas. Caso haja piscina na residência, dispense ao ambiente atenção especial: enfeite-o com velas flutuantes e bolas coloridas grandes para ganhar em estética. Porém, se na festa estiverem crianças de até dez anos, o mais recomendado é cobrir a piscina com um piso transparente ou uma rede para evitar acidentes.  

- Faça uma iluminação especial

“Vela é um elemento decorativo barato, simples e que rende um grande efeito”, afirma a cenógrafa e decoradora Renata Chapchap. Para as festividades de fim de ano, invista nas cores verde, vermelho e branco e distribua as unidades em pontos estratégicos, como sobre a mesa de jantar, em mesas de apoio e estantes.

Veja como iluminar a casa

  • Getty Images

    Confira as dicas de como usar as luzinhas de Natal ao ar livre de maneira mais bonita e segura. Clique!

Mas atenção! Cuide da segurança: todas as velas devem estar em suportes próprios, como castiçais ou lamparinas. “Os mais indicados são as lamparinas ou lanternas. Com elas, o fogo se extingue quando a vela cai,” sugere Coli.

Para criar um clima intimista, regule a iluminação elétrica a meia-luz usando um dimmer, caso esteja instalado. Para conseguir o mesmo efeito, um abajur aceso em um dos cantos do ambiente dá conta do recado.

- Monte uma mesa bonita

Escolha uma toalha bonita, de uma cor só ou com motivos natalinos, para compor a mesa principal. Para enfeitar, um arranjo central de flores ou frutas e um par de castiçais são suficientes. Com mais elementos, a mesa pode ficar visualmente poluída. Se dispuser de um aparador, use-o para acomodar os utensílios de servir e consumir.

Coloque os copos lado a lado e organize os talheres, apoiando as facas nos dentes dos garfos a fim de montar conjuntos. Com os pratos, monte pilhas e tente manter uma coerência de cores e estilos para as louças. “Coloque no máximo 15 pratos em cada torre. Se houver muitas unidades, divida-as em pilhas de dez”, ensina Esther Proença, especialista em etiqueta.

Copos, pratos e talheres de plástico devem ser evitados, pois tiram a elegância da festa. Se não tiver utensílios suficientes e não quiser alugar, peça a um convidado mais próximo para que traga alguns de casa. O uso de guardanapos de papel é liberado, mas dê preferência aos mais grossos e coloridos em verde, vermelho ou dourado e coloque-os dobrados sobre o aparador ou a mesa, preferencialmente sobre uma bandejinha ou um pratinho bonito.

- Organize o serviço

Em apartamentos menores, o ideal é usar o serviço americano, em que os convidados se servem no esquema “self-service” e comem com os pratos apoiados no colo ou nas mãos, em pé.

Clique na foto e aprenda a fazer esse arranjo para o Natal

  • Paulo Bau/UOL

Nesse caso, é importante fazer um menu que não dependa de faca – sirva o peru em pedaços menores, por exemplo. Quem tem espaço em casa pode montar várias mesas exclusivamente para os convidados permanecerem durante o jantar, distribuindo-as entre a sala de estar, jantar e o quintal. A família é pequena e há espaço? Então monte duas mesas, sendo uma exclusivamente para as crianças.

- Enfeite o banheiro...

Esse será um dos cômodos mais visitados da noite e deve ser monitorado para ficar limpo durante toda a festa. Deixe um pano de chão à mão, mas não à vista – coloque-o em um recipiente e dentro do armário, por exemplo. O ideal é oferecer aos convidados toalhas de mão pequenas, enroladas e empilhadas em um cesto ou bandeja ao lado da pia. Depois de usadas, elas devem ser descartadas em outro cesto. Para quem não tem tantas toalhas, a opção é trocar aquela que está junto ao lavatório sempre que o tecido estiver molhado.

Os rolos de papel higiênico podem ficar a vista, mas com estilo. “Faça uma amarração em volta de cada rolo com uma fita vermelha e os coloque em uma bandeja bonita de prata ou outro material, cheia de musgos,” sugere a decoradora Letícia Alencar. Além disso, retirar os produtos de beleza e higiene que possam estar aparentes e enfeitar o ambiente com arranjos florais delicados é de bom tom.

 
... e a cozinha

Se tiver uma mesa nesse ambiente, enfeite-a com um arranjo de frutas e bolas e retire as cadeiras em volta dela para facilitar a circulação. Também vale providenciar um avental com motivos natalinos para a pessoa que estiver cozinhando. E, já que o espaço estará aberto aos convidados, deixe frutas secas, castanhas e outros aperitivos ao alcance dos convidados.