Decoração de ambientes

Espelhos d'água conferem tranquilidade e refrescam

Divulgação
No projeto de Affonso Risi para uma residência, o espelho d'água foi instalado no espaço sob a escadaria de concreto, construída em balanço (ou seja, sem apoios). Além de ocupar uma área ociosa, o espelho d'água colabora na articulação dos trajetos pelo pátio Imagem: Divulgação

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL em São Paulo

09/01/2013 14h25

Ter dentro de casa um espaço que inspire bem-estar, serenidade e ainda torne o ambiente mais bonito e acolhedor. Gostou da ideia? Ela casa perfeitamente com o seu desejo de começar 2013 num ritmo um pouco menos acelerado? Pois então optar pela instalação de um espelho d’água é uma excelente pedida.

 “Os espelhos d’água reúnem inúmeras vantagens. Além de deixarem o ambiente muito mais interessante, eles também refrescam áreas quentes e secas”, afirma a professora do curso de design do Senac, Larissa Longatto Fonseca.
 
Como se não bastasse, trata-se de um elemento paisagístico que possibilita um contato mais próximo com a natureza e que se adapta perfeitamente a espaços urbanos e contemporâneos. Por fim, esses lagos artificiais são exclusivos. “Os espelhos d’água podem ser construídos com pedras de montanhas e plantas, mas também ter bordas retas e modernas”, exemplifica a paisagista Erly Hooper. “A minha única recomendação é que, para funcionar como um pequeno oásis, a área tenha ao menos três metros quadrados”, acrescenta.
 

Planejamento evita dores de cabeça

Apesar de ser um elemento paisagístico de estrutura simples, toda a construção do espelho d’água necessita de planejamento. Especialmente quando a obra não foi prevista no projeto arquitetônico inicial da área. “O primeiro passo é chamar um engenheiro para analisar o terreno e garantir que o solo aguentará a sobrecarga de peso causada pela água”, explica o paisagista Eduardo Luppi. Em alguns casos, poderá ser necessário reforçar o piso antes de iniciar a instalação do espelho.
 
O lago artificial pode ser feito de duas formas: em desnível em relação ao piso, quando é cavada uma abertura no solo para receber a água, ou, então, montado sobre o terreno existente, com paredes de alvenaria. “Por serem estruturas decorativas, os espelhos d’água não precisam ter grande profundidade. O mais comum é que variem entre 20 cm e 50 cm”, diz Larissa Fonseca.
 
Na obra, é necessário prever pontos de água, luz e dreno. Dependendo das dimensões do projeto, também será preciso reservar um local para a casa de máquinas. Feito isto, a estrutura será montada, com ferro e concreto. O próximo passo será a impermeabilização do local, o que deve ser feito por empresa especializada, para minimizar o risco de vazamentos. 
 
Espelhos d´água também precisam de equipamentos para funcionar, como os filtros e a bomba de circulação. O primeiro retira os resíduos do meio, para manter o ecossistema equilibrado, enquanto a bomba garante a movimentação, para afastar mosquitos que se proliferam em água parada (entre eles o transmissor da dengue).
 
O custo e o tempo de duração da obra dependerão do tamanho do projeto e do acabamento escolhido. “Duas semanas é um período bem razoável para executar um espelho d’água de 4 m por 2 m, com 0,5 m de profundidade,”, calcula Eduardo Luppi. O preço final da obra pode variar entre R$ 7.000 e R$ 10.000.
 

Peixes e plantas dão vida

Revestimentos e acessórios entrarão na etapa final da construção, para deixar o espelho d’água do jeito que você imaginou. E é possível escolher entre pastilhas de cerâmica e vidro, pedras ou simplesmente pintar a estrutura de alvenaria. Na parte externa, mármore ou granito são boas opções, desde que estejam devidamente preparados para receber a umidade. 
 
Espécies de plantas e animais também fazem parte da decoração. Carpas, kinguios e cascudos são espécies de peixes que vivem bem neste tipo de ambiente. Estes últimos ainda ajudam a limpar as laterais e o fundo do espelho d’água. 
 
Quando se trata de plantas, as mais utilizadas são a vitória-régia, a flor-de-lótus, o alface d´água, o papiro e a ninfeia. “Animais e plantas podem conviver bem desde que não sejam predadores entre si. Só é preciso ter cuidado ao escolher as plantas de acordo com a quantidade de iluminação que o espelho d’água terá. Algumas precisam de mais luz para sobreviver”, alerta Larissa Fonseca, do Senac.
 
Vale lembrar que espelhos d’água com espécies vivas naturalmente demandam mais tempo para a sua manutenção. “Peixes não aceitam cloro, nem os algicidas de piscinas”, avisa Erly Hooper. Nesse caso, o recomendado é instalar filtros biológicos, que usam uma bactéria para a limpeza local. Também será necessário repor a água evaporada com mais frequência, além de estar atento ao PH do líquido. E claro, os peixes também precisam ser alimentados. 
 
“Se não há seres vivos, a água pode ser tratada como a de uma piscina, com filtro de areia e a adição de produtos químicos”, diz Luppi. Para facilitar a vida, já existem sistemas de automação que dão conta de realizar todos esses processos, acionando cada equipamento no horário correto. “Existem até alimentadores automáticos que oferecem a quantidade de ração programada aos peixes em horários agendados previamente”, diz o paisagista. Com tanta facilidade, a proposta de ter em casa um espelho d’água fica ainda mais tentadora. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Topo