Casa e decoração

Publicações na área da arquitetura oferecem inspiração e história; veja

Leonardo Finotti/ Divulgação
Livro "Roberto Loeb - Arquiteto" reúne os expoentes de quase 50 anos de produção arquitetônica Imagem: Leonardo Finotti/ Divulgação

Daiana Dalfito

Do UOL, em São Paulo

14/01/2013 12h02

Nos dois últimos meses de 2012 o seguimento editorial voltado à arquitetura, decoração e urbanismo recebeu algumas novas publicações interessantes. Há volumes que tratam da obra de um profissional em específico, catalogando a produção de anos e dividindo-a didaticamente em categorias; outros  abrangem os universos das arquiteturas de grande porte, do restauro e da capital federal.

Há textos e coleções de imagens para gostos diversos, mais densos e acadêmicos ou simplesmente belos e inspiracionais. Para orientar a busca do leitor, o UOL Casa e Decoração fez um pequeno apanhado desses lançamentos, veja!

“Brasília - Antologia crítica”

  • Divulgação

Terceiro livro da trilogia sobre a capital federal da editora Cosac Naify, “Brasília - Antologia crítica, organizado pelos professores Alberto Xavier e Julio Katinsky, é uma compilação de 67 textos sobre a cidade desenhada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Com 472 páginas e 23 ilustrações, o volume resgata cronologicamente ensaios e artigos de grandes nomes da arquitetura, da sociologia e das artes, entre outras áreas.

Com um espectro de opiniões diversificado, a antologia propõe um debate através da recomposição da memória da cidade em seu, ainda, breve trajeto. Dividido em três blocos principais que abordam, sequencialmente, o projeto, a consolidação da cidade e as avaliações contemporâneas, o volume foca ainda em dois períodos específicos: 1964 e 1987. O primeiro pela instauração da época mais dura da Ditadura Militar e o segundo pelo reconhecimento de Brasília como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

Sem se pretender definitivo, “Brasília – Antologia crítica” oferece um apanhado generoso de pontos de vista lúcidos sobre o desenvolvimento e contradições do plano original, bem como traça um perfil sobre o complexo  cotidiano da capital federal limitado pela utopia e pela realidade da sociedade e da arquitetura nacionais, bem como o reflexo conceitual frente ao âmbito internacional da arte de construir.

 “Dreison Santini – Arquitetura”

O volume com 160 páginas, editado pela Casamix, reúne 15 anteprojetos e 16 obras executadas e assinadas pelo arquiteto Dreison Santini, formado em 1979 na Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes (SP). Nas imagens, é possível perceber elementos recorrentes e que se tornam característicos da obra de Santini como os pilares esculturais, os grandes vãos estruturais e as grandes portas de aço.

“Jóia Bergamo”

A trajetória profissional e algo da história pessoal da designer de interiores Jóia Bergamo está conjugado no livro “Jóia Bergamo” com 240 páginas e editado pela Abril. São mais de 15 projetos divididos nas categorias residencial, comercial e mostras de decoração, ilustrados com aproximadamente 170 fotos.

Com um primeiro capítulo dedicado à história da designer de interiores, é possível conhecer um pouco do processo criativo que resulta na mistura equilibrada do clássico com o contemporâneo, vista nos exemplos escolhidos para a composição do volume.

“Roberto Loeb - Arquiteto”

A editora Bei resgata as quase cinco décadas de trabalho do arquiteto paulistano Roberto Loeb, diplomado pela Universidade Mackenzie na década de 1960 e responsável pelo projeto de obras de grande porte como o Centro de Cultura Judaica (2003), em São Paulo.

Nas 338 páginas diagramadas com esmero, desenhos, plantas e croquis se aliam às fotos dos projetos que incluem os chamados “utópicos”, como as propostas para revitalizar prédios (como o demolido São Vito, no bairro da Luz) e vias públicas degradados. Tal conteúdo é organizado em quatro subdivisões (Projetos construídos; Projetos sociais; Concursos; Ensaios/Utopias) sucedidas por uma versão em inglês do texto assinado pela jornalista Silvana Maria Rosso.

O lançamento do volume, em dezembro, coincidiu com a premiação do arquiteto pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) pelo desenho do Centro de Distribuição da Avon em Cabreúva (SP), que também consta na publicação (p. 238).

“Kruchin: uma poética da história – Obra de Restauro”

As 360 páginas ilustradas do livro “Kruchin – uma poética da história”, editado pela C4, resgatam a atuação do arquiteto Samuel Kruchin na recuperação de arquiteturas pelo Brasil afora. O volume bilíngue soma aos textos, desenhos, croquis, fotografias antigas e atuais e infográficos que ajudam na compreensão dos processos de restauro executados na cidade de São Paulo, interior e litoral do estado, bem como no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Em âmbito rural ou metropolitano, destacam-se o Palácio da Justiça (década de 1920), o Sítio do Capão (Casa do Regente Feijó, século 18), o Cine Marabá (década de 1940) e o prédio onde hoje funciona a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (década de 1920), todas construções históricas e reveladoras dos modos arquitetônicos e das preferências e tecnologias de suas respectivas épocas de edificação na capital paulista.

Além dos projetos de restauro e preservação propriamente ditos, o livro traz cinco ensaios nos quais Kruchin discute conceitos acerca do trabalho de recuperação do patrimônio: da observação da ação do tempo até a importância de documentar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo