Decoração de ambientes

Casa perfumada: escolha a melhor essência para cada ambiente

Divulgação/Montagem/UOL
"Os aromas podem atuar como antidepressivos, melhorar a memória e favorecer o aprendizado", diz Beatriz Yoshimura, fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia Imagem: Divulgação/Montagem/UOL

Marina Oliveira e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

13/02/2013 07h00

Chegar em casa e ser envolvido por um perfume agradável pode ser extremamente prazeroso, sobretudo após um dia cansativo. Afinal, as fragâncias são capazes de mexer com as emoções, seja promovendo a tranquilidade ou recobrando o ânimo. Este é o princípio da aromaterapia, que utiliza óleos essenciais para gerar bem-estar físico e mental. "Os aromas extraídos das plantas são capazes de provocar diferentes sensações em quem os aspira devido aos princípios ativos de cada essência", explica a presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia, Sandra Spiri. "O resultado pode ser um relaxamento profundo, mais energia ou maior inspiração", enumera.

A aromaterapia também pode funcionar como coadjuvante no tratamento de disfunções no sistema nervoso, digestivo, respiratório e circulatório. "Uma vez aspirada, a essência vai para o pulmão, é absorvida pelo sangue e percorre todo o corpo, ativando determinadas áreas, de acordo com as propriedades de cada uma", afirma Beatriz Yoshimura, aromaterapeuta e fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia. Mas os principais efeitos são sentidos no campo emocional, controlado pelo sistema límbico do cérebro, o mesmo que recebe informações das fragrâncias. "Os aromas podem ativar a amídala, o hipocampo ou o hipotálamo, atuando como antidepressivos, melhorando a memória e favorecendo o aprendizado, respectivamente", relata.


Aromas e suas variações
Para aproveitar ao máximo os benefícios da aromaterapia, os especialistas recomendam a utilização de óleos essenciais puros, comercializados em pequenos frascos de vidro. Eles precisam ser dissolvidos em água e colocados em dispositivos aromatizadores para liberar perfume por meio do calor. "O aroma não é enjoativo e dispersa rapidamente, por isso pode ser utilizado em diversos cômodos simultaneamente. Mas, mesmo sem permanecer por muito tempo no ar, a ação terapêutica é contínua", garante Sâmia Maluf, aromaterapeuta e proprietária da By Samia.

Agora, se a ideia é só perfumar o ambiente, qualquer tipo de aromatizador vale: incensos, sachês, velas perfumadas, borrifadores e difusores. É importante lembrar, no entanto, que essas essências já vêm misturadas com fixadores e, por isso, o cheiro é mais forte e permanece por mais tempo no local. Neste caso, é preciso ter cuidado para não exagerar na mistura de perfumes. "O melhor é utilizar no máximo duas essências, em dois ambientes separados", aconselha.

Segundo Sâmia, há aromas mais indicados para cada cômodo da casa e utilizá-los adequadamente no dia a dia pode ser uma ajuda para manter as emoções equilibradas.

Sala de estar
Neste ambiente onde se costuma receber pessoas, o ideal é escolher essências alegres, energizantes e que ajudam a harmonizar. Alguns exemplos são o capim-santo, a hortelã-pimenta, o alecrim e a grapefruit. Porém, se a ideia é manter o clima mais intimista, o indicado são os aromas florais intensos como rosa, ylang-ylang e jasmim.

Banheiro
As essências bactericidas, que dão aquela sensação gostosa de limpeza e frescor, são as mais indicadas para este ambiente. Alguns exemplos são eucalipto, alecrim, pinho siberiano, capim-santo, citronela e hortelã.

Cozinha
O ideal neste cômodo é utilizar essências que harmonizam com os próprios dos alimentos. Boas opções são os perfumes cítricos como laranja e tangerina. Aromas de ervas e especiarias também combinam e podem abrir o apetite e ainda ajudar na digestão. Alguns exemplos são gengibre, canela, cravo, cardamomo, manjericão, noz-moscada, alecrim e hortelã-pimenta.

Quartos
Nesses locais, que devem ser os mais calmos da casa, é preciso usar essências que tragam tranquilidade e induzam ao sono. Lavanda, manjericão e laranja são indicadas para quem sofre de insônia. Já ylang-ylang, cedro, sândalo e olíbano são bons para relaxar e meditar. Se a ideia é favorecer o contato físico e o namoro, no entanto, pode-se optar por essências afrodisíacas como rosa, jasmim e patchouli.

Escritório
Na área onde normalmente se resolvem questões financeiras, vale utilizar essências que atraem a prosperidade. É o caso da canela, do orégano, da tangerina e do manjericão. Para favorecer a concentração e o foco, a essência de limão é a mais indicada.

Área externa
Como em ambientes abertos a tendência é que o aroma se dissipe rapidamente, o ideal é escolher essências que tenham funções repelentes, para manter os insetos do lado de fora. A mais indicada para este caso é a citronela.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Vírgula Comportamento
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
Harper's Bazaar
Topo