Topo

Montadora lança sofá que mistura cadeira clássica e "barbatana de tubarão"

A Citröen desenvolveu um sofá em couro e com "linhas rápidas" inspiradas nos modelos da série DS - Divulgação
A Citröen desenvolveu um sofá em couro e com "linhas rápidas" inspiradas nos modelos da série DS Imagem: Divulgação

Daiana Dalfito

Do UOL, em Milão

10/04/2013 07h01

Montadoras de carros como a Lamborghini e a Aston Martin há anos produzem linhas de mobiliário classudas para as casas dos aficionados pelos modelos automobilísticos de linhas elegantes. Nelas as costuras e o design têm padrões luxuosos e os materiais são igualmente nobres. 

A Citröen, na 52a Edição do Salão do Móvel de Milão, lança uma proposta interessante, de aspecto futurista e um tanto distante da dinâmica clássica adotada pelas “grifes” acima citadas, apesar de igualmente luxuosa. O sofá DS é baseado nas linhas de automóveis homônimas produzidas pela francesa nascida no início do século passado.

O intento é de que os traços sejam fluentes e rápidos, com parte do design remetendo à uma barbatana de tubarão, enquanto o assento se apoia em uma base que abertamente faz referência  à “La Chaise” criada em 1948, para um concurso do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), por Charles e Ray Eames.

O móvel recupera uma estética vista há algumas décadas, com elementos que remetem às criações da Art Dèco ou, até mesmo, às peças italianas assinadas pelos Giugiaro. Estruturalmente tem esqueleto de metal e o revestimento em couro é empregado de maneira artesanal.